sábado, 14 de novembro de 2015

A Personalidade do Empreendedor e o Ciclo de Vida das Empresas


Apresentar a influência das características da personalidade do empreendedor nas diversas etapas do ciclo de vida da organização

Há uma estreita relação entre as características da personalidade do empreendedor e o crescimento e desenvolvimento de sua empresa. Essas características são determinantes para que a organização supere cada fase do seu ciclo de vida. 
À medida que a empresa evolui, exige do empreendedor modificações substanciais no seu comportamento. Por exemplo, em uma fase ele deverá ser um bom técnico; em outra, um bom gerente; e em uma terceira, um bom dono. O empreendedor terá de se preparar para exercer as diversas funções que a sua empresa irá lhe exigir. Ele terá de modificar seu comportamento em relação à empresa e, portanto, as características de sua personalidade.

Apesar de já terem sido estudadas, é importante rever rapidamente as características da personalidade: necessidades, conhecimento, habilidades e valores.

A tabela abaixo apresenta sucintamente uma relação destas características.


Característica
Especificação
Necessidades
Aprovação
Independência
Desenvolvimento Pessoal
Segurança
Auto -realização
Conhecimento
Aspectos técnicos relacionados com o negócio
Experiência na área comercial
Escolaridade
Experiência em empresas
Formação complementar
Vivência com situações novas
Habilidades
Identificação de novas oportunidades
Valorização de oportunidades e pensamento criativo
Comunicação Persuasiva
Negociação
Aquisição de Informações
Resolução de problemas
Valores
Existenciais
Estéticos
Intelectuais
Morais
Religiosos

Adquirir conhecimento e experiência é uma prática constante na vida das pessoas. Visitar empresas que praticam negócios semelhantes ao que se pretende abrir, conversar com pessoas que estejam no ramo há algum tempo, ler publicações específicas, consultar entidades de classe e sindicatos são iniciativas que muito ajudarão o empreendedor nesse aspecto.
Por outro lado, as habilidades podem ser desenvolvidas. A prática empresarial por si só permite que o empreendedor adquira, aos poucos, melhores condições para negociar, obter informações e resolver problemas, por exemplo.
No caso de valores e necessidades, será fundamental refletir e pesquisar para encontrar o ponto de equilíbrio entre o que o empreendedor deseja e gostaria de fazer e as necessidades do mercado, mesmo aquelas de que o futuro cliente nem tem consciência ainda.
É necessário ressaltar que há características que, apesar de serem essenciais em uma determinada fase do ciclo de vida da empresa, podem ser bastante prejudiciais em outra. Este é o caso da autoconfiança. Confiar nas próprias capacidades é muito importante nas primeiras etapas da vida de uma empresa. O sucesso depende fortemente do convencimento do empreendedor que é capaz de construir seu próprio negócio. Por outro lado, a autoconfiança pode tornar-se uma grande barreira na hora de delegar ou buscar profissionais especializados em uma determinada tarefa.

Apresenta-se a seguir uma visão global das modificações das características da personalidade que a empresa demanda à medida que evolui.

Necessidade: Há que entender que a empresa só irá sobreviver à medida que consiga satisfazer as necessidades de seu proprietário. Aquele empreendedor que se motivou por uma forte necessidade de independência, pensando que sua empresa lhe permitiria organizar seu tempo de acordo coma sua vontade, possivelmente sofrerá uma decepção. Os primeiros anos de uma organização exigem do dono uma dedicação integral, com jornadas de trabalho que, em muitos casos, superam as dez horas diárias, incluindo sábados e domingos.

De modo geral, a superação de cada etapa vai atender a um conjunto específico de necessidades do empreendedor. Este terá de renunciar à satisfação de algumas, para poder satisfazer outras. O sucesso dependerá da habilidade do empreendedor para entender que é mais importante satisfazer o conjunto das suas necessidades do que uma única necessidade específica.  

Conhecimento: Nas etapas de nascimento e sobrevivência, a empresa depende do conhecimento técnico e comercial do empreendedor. Quando a empresa supera essas etapas, o produto já está consolidado no mercado. A empresa então começará uma etapa que vai demandar conhecimentos na área de gestão empresarial. O empreendedor que quiser alcançar esta fase terá de adquirir o conhecimento antecipadamente para fazer ao novo desafio. 
De modo similar, na fase de maturidade, o empreendedor terá de ter adquirido o conhecimento necessário para lidar com a formulação de estratégias.
Em suma, o empreendedor de sucesso é um indivíduo que terá de estar sempre buscando novos conhecimentos relacionados com o seu negócio.

Habilidades: A aquisição de conhecimentos é de vital importância, porém não basta apenas saber. Tem de "saber fazer" e isto supõe que, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos, devem-se desenvolver certas habilidades. Conhecer técnicas de gestão de recursos humanos não concede ao empreendedor o privilégio de ser um bom líder. Este precisa conhecer a técnica e saber aplicá-la devidamente.
Da mesma forma que o conhecimento, à medida que a empresa evolui, o evolui, o empreendedor terá de desenvolver habilidades de negociação, de comunicação, identificação de oportunidades.

Valores: De acordo com tópicos anteriores, os valores são conceitos e padrões aprendidos. Por esta razão, embora não tenham necessariamente de ser modificados, eles se apresentarão com importância relativa diferente, conforme a empresa vai se desenvolvendo. No início, a empresa estará centrada no empreendedor. Desta forma,os valores éticos e morais do superior na relação com seu subordinado terão consequências mais diretas do que quando o empreendedor administrar um número maior de empregados.

A tabela abaixo mostra um bom exemplo para visualizar as diferentes demandas da empresa em relação ao empreendedor. Nesta apresentação, utiliza-se o Modelo de Mount para descrever o ciclo de vida da empresa e se relacionam conhecimentos e habilidades a cada fase. 


Características
Nascimento       Sobrevivência
         Crescimento
Expansão    Maturidade
Conhecimento
Técnico do produto e processo de fabricação. Técnico comercial.
Gestão Financeira
Gestão Comercial
Gestão de RH
Gestão da Produção
Planejamento Estratégico
Administração de Pessoal
Estratégia Empresarial
Habilidades
Realizar várias coisas ao mesmo tempo.
Vendas
Negociação
Resolver problemas
Autodisciplina
Adaptar-se às necessidades da organização.
Adquirir informação
Avaliar oportunidades
Pensar criticamente
Delegar
Liderança
Comunicação Persuasiva
Identificação de Oportunidades


Por último, é importante salientar que todas as características da personalidade que influenciam o comportamento podem ser modificadas a partir da utilização de processos e instrumentos adequados.

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