sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Fatores Influentes na Demanda e na Oferta


Destacar os fatores que influenciam a demanda e a oferta 

Fatores influentes na demanda 

Iremos analisar alguns dos fatores que influenciam a demanda. Você terá em mente uma noção do que eles podem representar para a saúde de um negócio. Fatores que influenciam a demanda:

  • Tamanho do mercado
  • Renda do consumidor
  • Preferência do consumidor 
  • Expectativa sobre a oferta 
  • Preço dos produtos e serviços substitutos 
Tamanho do mercado

Para você iniciar um negócio, é importante, antes de mais nada, dimensionar a capacidade de compra dos consumidores da região onde você pretende se instalar.

Mas como fazer para identificar o poder de compra de um determinado mercado?
Será que é fácil achar uma estatística do PIB de cada bairro, por exemplo?
É claro que não, Mas uma boa pesquisa é mais do que necessária. Há empresas especializadas em pesquisar o que você precisa, seja qual for a informação necessária. Porém, você mesmo pode fazer essa pesquisa, aliando determinação, boa vontade, preparo físico para vencer distâncias e, principalmente, uma razoável dose de perspicácia. 
No momento de iniciar um novo negócio, procure contar com a ajuda de quem pode contribuir para tornar seu sonho em realidade. Da mesma forma como a multinacional, que estuda muito antes de escolher em que país vai investir, você deve agir com relação à instalação do seu negócio. Neste ponto, é válido ressaltar o que alguns autores consideram como os três principais pontos para a instalação de um novo negócio.

Os três principais pontos na instalação de um novo negócio:
1 - Localização
2 - Localização
3 - Localização

Embora haja outros pontos igual importância, o destaque para a localização tem tudo a ver com o que estamos analisando. Qual a possibilidade de sucesso de se instalar um restaurante de luxo em uma favela? Por outro lado, qual é a probabilidade de fracasso se for instalada uma padaria em uma zona residencial de grande população, com poder aquisitivo alto e que não possui um estabelecimento do gênero em um raio de 2 KM, por exemplo? Percebeu a sutileza da importância de se escolher bem o local de implantação do seu futuro negócio?
Portanto não esqueça. O tamanho do mercado, cuja medida é o número de consumidores com poder de compra, é um dos principais fatores que influenciam a demanda.

Preferência dos Consumidores

Outro fator que seguramente influencia a demanda é a preferência dos consumidores de uma determinada região. Os gostos de cada um influenciarão a demanda de produtos e serviços. Cabe aqui destacar uma poderosa aliada das vendas de qualquer empresa: a campanha publicitária. Ela influencia os consumidores na escolha dos produtos e serviços necessários. A publicidade deve ser encarada como uma excelente forma de chamar a atenção para o nosso produto ou serviço. 
Há várias formas de tornar nosso produto conhecido, desde as mais caras, que envolvem pesquisa e mídia televisiva, até a simples, mas eficiente, propaganda boca a boca.

Expectativa sobre a oferta de bens e serviços

A expectativa dos consumidores com relação ao que os empresários vão ofertar, isto é, colocar à venda no mercado, também, é outro fator que influencia a demanda.
Imagine que você tenha R$ 100,00 na mão e deseja comprar uma jaqueta de couro que custa este mesmo valor. Imagine ainda que o inverno não esteja sendo muito rigoroso e que a primavera já esteja quase chegando. Você liga a TV e todas as previsões são de que o inverno já está indo embora. Aí, você se você dirige à loja onde está a jaqueta. O preço continua o mesmo. Será que o dono da loja continuará indefinidamente a manter esse preço? Se o fizer, corre o risco de ficar com a mercadoria encalhada. Pergunto: qual expectativa em relação ao preço da jaqueta? Você acha que o dono da loja prefere ficar com o produto encalhado ou acabará vendendo por um preço mais baixo de forma que se possa reduzir o prejuízo?


   
Provavelmente, ele fará uma liquidação, ou seja, venderá por uma preço mais baixo.

Portanto, o consumidor está sempre atento ao que acha que vai acontecer com relação à oferta de bens e serviços. Quando escuta alguém dizer que um determinado produto vai faltar, em geral, ele corre para abastecer sua dispensa, pois sabe que a tendencia do preço é subir e o produto é desaparecer do mercado. É o caso, por exemplo, dos produtos de primeira necessidade, como o gás de cozinha, ou os combustíveis, como a gasolina. Toda a vez que se diz que esses produtos vão ter sua oferta reduzida, há uma correria por parte dos consumidores e aparecem logo alguns querendo tirar proveito da situação. Há os que escondem o produto, estocando para vender mais caro, e há os que compram para revender mais caro também.
Outro exemplo, amis evidente ainda, ocorre nos casos dos grandes clássicos do futebol. Quando o  Corinthians joga uma final de campeonato contra o Palmeiras, falta ingresso para todos os que querem assistir à decisão. Neste momento, momento, entram em ação os cambistas, que vendem o ingresso pelo dobro do preço normal. Os cambistas apostam em duas coisas: na impunidade e na vontade de o torcedor assistir ao jogo final.
Há inúmeros outros exemplos, como no caso da safra agrícola. Se a safra for reduzida, a tendência é o preço dos produtos agrícolas. ser aumentado.

Preço dos Produtos e Serviços Substitutos

Finalmente, há o caso dos produtos e serviços substitutos. São produtos semelhantes e que podem substituir perfeitamente os mais caros.
Vá ao supermercado e passe um tempo olhando a atitude do consumidor em relação a produtos que aparentemente têm a mesma finalidade mas com preços diferentes. Provavelmente, a maior parte dos consumidores irá optar pelos produtos diferentes. Provavelmente, a maior parte dos consumidores irá optar pelos produtos que têm um preço mais baixo. Isso ocorre principalmente nos períodos em que a economia está passando por um processo de ajuste e o dinheiro em circulação está escasso.
Mas de qualquer forma, nossa intenção é chamar a sua atenção para todos esses fatores que influenciam a demanda. Se você for abrir um negócio, lembre-se desta dica.
Esses são os fatores que influenciam a demanda, para os quais temos de estar atentos, a fim de que o nosso negócio caminhe adiante sem sobressaltos. Mas, e do lado da oferta, há algum fator que possa influenciar o mercado e para os quais também temos de estar atentos? É claro que sim. 

Fatores influentes na Oferta

Saiba quais são os fatores que influenciam a oferta.  São informações valiosas para que um empreendimento caminhe sem sobressaltos.




Variações no número de empresas - Parece claro que quanto maior a oferta de bens e serviços, maior a probabilidade de compra dos consumidores. Vamos supor que você resolva abrir uma lanchonete na rua onde mora. Sua decisão foi baseada no fato de que não existe estabelecimento do gênero não só na quadra em que você mora mas também em um raio superior a 2 quilômetros. Após três meses funcionando, as suas expectativas quanto ao que pretendia ganhar com o seu negócio foram amplamente superadas. Em outras palavras, o seu negócio está indo muito bem.
De repente, quando você menos espera, alguém de olho no seu sucesso resolve abrir uma lanchonete parecida bem perto da sua. O que você acha que vai acontecer? No mínimo, as duas lanchonetes vão ter de dividir clientes, ou seja, dependendo do serviço, preços cobrados e outros fatores que abordaremos mais tarde, há uma grande possibilidade de que seu ganho seja diminuído, pois agora o consumidor tem ampliada a possibilidade de consumo. A opção de ele entrar na sua lanchonete vai depender não só de você mas também da vontade dele. Percebe? É simples: agora ele dispõe de mais de um alternativa para fazer seu lanche. Concorrência acontece sempre e você tem de estar preparado para enfrentá-la. Mas isso é assunto para outro tema.
Por outro lado, situação inversa a essa pode ocorrer, ou seja, em lugar de aumentar, diminuir a concorrência. Se há somente duas lanchonetes no pedaço e uma resolve fechar suas portas por qualquer motivo, você tem de estar preparado para absorver os clientes da outra casa, que agora provavelmente passarão a frequentar sua lanchonete.
Portanto, é bom fica de olho no movimento à sua volta para não ter surpresas.

Expectativa sobre a procura - Fique de olho no que ocorrerá com relação à procura. Se você tem uma loja de agasalhos e a expectativa é de muito frio no inverno que se aproxima, prepare-se para absorver uma fatia da demanda.
Por outro lado, se o inverno não promete ser dos mais rigorosos e a imprensa tem divulgado esse fato, não programe grandes vendas.
Há outros fatores que, além desses, também, influenciam a oferta e acabam por repercutir no mercado, fazendo com que ele varie. São os chamados fatores de produção e influenciam o nível de oferta das empresas. A importância desses fatores é tanta que merecem atenção por parte dos empreendedores.

    

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