sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O Modelo Funcional

Mostrar a evolução das empresas a partir das suas modificações funcionais e estruturais

Dentre os modelos de ciclo de vida das organizações, talvez o mais conhecido seja o Modelo Funcional desenvolvido por Scott e Bruce (1987). Segundo esses autores, a evolução de uma organização pode ser descrita através de cinco etapas:

  • Início
  • Sobrevivência 
  • Crescimento
  • Expansão
  • Maturidade

Neste modelo atribui-se uma grande importância às instabilidades que ocorrem nas transições entre cada uma das etapas. É esses períodos que se origina, com maior frequência, o fracasso.

Uma representação gráfica do Modelo Funcional é apresentada na figura abaixo. 

(Fonte: Scott e Bruce, 1987)

O início equivale à etapa de concepção do Processo Empresarial. Corresponde ao período compreendido desde o surgimento da ideia até a decisão de criar uma empresa. Nesta fase, incluem-se todas as operações necessárias para que a empresa alcance plenas condições de funcionamento (instalação, registro etc).
É nesta etapa que se determina o volume de recursos que será necessário investir na nova empresa, incluindo o investimento em instalações e equipamentos, e o capital necessário para iniciar as operações. Os recursos terão de ser captados neste período, para poder iniciar as atividades de acordo com o planejado.
O grande desafio desta etapa é a elaboração de um plano de negócios detalhado, que permita ao empreendedor ter uma visão realista da sua futura empresa. Um planejamento deficiente, que não reflita as reais necessidades da firma, poderá ser fatal na próxima etapa.

A etapa da sobrevivência corresponde aos primeiros anos de vida da empresa. Os esforços estarão concentrados na ocupação de um espaço no mercado, no teste dos produtos ou serviços e dos processos de fabricação e, por fim, em alcançar uma estabilidade relativa que permita planejar um futuro crescimento dos negócios.
Esta etapa se caracteriza por uma preocupação com o dia-a-dia da empresa. Todas as energias estão voltadas para fazer com que o processo de produção seja capaz de fabricar produtos de boa qualidade que sejam aceitos pelos clientes. O empreendedor cuida de todos os assuntos da empresa e persegue o equilíbrio financeiro nos negócios. O importante será gerar o dinheiro suficiente para cobrir os custos dos produtos e da empresa.
A etapa conclui quando a empresa tiver alcançado esse equilíbrio e tiver adotado sistemas organizacionais mínimos que lhe permitam suportar um futuro crescimento. A empresa que estiver despreparada não poderá fazer a frente a aumentos significativos do volume de vendas. 

A etapa seguinte é denominada de crescimento. Corresponde a um período de crescimento dos negócios sem grandes modificações estruturais, tanto no processo de produção quanto nos produtos ou serviços oferecidos.
Neste período, a empresa estará voltada a alcançar a previsão de vendas planejada na etapa de início. Quando o volume de vendas houver atingido a capacidade de produção instalada, a fase de crescimento terá chegado ao fim. Nesse momento, a empresa poderá optar por continuar a crescer ou permanecer neste patamar de negócios.
A decisão de continuar a crescer supõe, novamente, um planejamento minucioso. A empresa terá de estabelecer estratégias de crescimento que poderão estar baseadas na diversificação dos produtos ou na expansão dos mercados pelo aumento da competitividade. Além das estratégias, a empresa deverá prever os recursos e uma estrutura organizacional que comporte o crescimento esperado.

A etapa de expansão corresponde ao período no qual a empresa que conseguiu superar as etapas anteriores, implanta e põe em marcha uma reorganização profunda da estrutura inicial. Conforme a estratégia a ser seguida, a organização terá de oferecer o suporte suficiente à introdução de novos produtos, ao aumento dos volumes de venda ou à integração da cadeia produtiva.
O empresário deverá, necessariamente, delegar tarefas.

Delegar é o processo de distribuir tarefas pela hierarquia da organização e de criar um senso de responsabilidade pela sua execução.

A etapa concluirá quando as estratégias estabelecidas tenham sido implementadas. O empreendedor terá de decidir novamente o futuro da sua empresa. Qualquer que seja a sua decisão em relação a um futuro crescimento, terá de implantar modificações que permitam que a empresa se mantenha no mercado. Isto significa uma constante atualização em todos os níveis (tecnologia, mercados, produtos etc).

A última etapa do Modelo Funcional é a maturidade. Corresponde à consolidação da empresa no mercado e na sua estrutura. A organização adquire uma relativa tranquilidade que lhe permite planejar, de forma mais ou menos ordenada, seu futuro. De acordo com as políticas estabelecidas nesta fase, a evolução da empresa poderá derivar para etapas de declínio, estabilização ou uma nova etapa de crescimento.
As empresas que alcançam a maturidade, se já não deixaram, estão a um passo de deixarem de ser pequenas empresas.  
     

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