quinta-feira, 9 de julho de 2015

Abordagem Comportamental (Behaviorismo)


A partir dos trabalhos de dinâmica em grupo desenvolvidos por Kurt Lewin - ainda na sua fase inicial de impulsionador da Teoria das Relações Humanas - e demais estudiosos, surgem desdobramentos da Teoria das Relações Humanas.
Contudo, é somente a partir da década de 1950 que se desenvolve nos Estados Unidos uma nova concepção de administração, trazendo uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano das organizações.






A abordagem comportamental - também chamada behaviorista (em função do behaviorismo na psicologia - Max Weber) marca a mais forte influência das ciências no comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.









Comportamento: é a maneira pela qual um indivíduo  ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe (Teoria de Campo de Kurt Lewin).
Comportamento (C) é a função (f) da interação entre a pessoa (P) e o meio ambiente (M) que a rodeia.
C = f (P,M)

As ciências comportamentais trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, tais como:

1. O homem é um animal social dotado de necessidades 
Dentre as necessidades humanas sobressaem as necessidades gregárias isto é, o homem desenvolve relacionamentos cooperativos e interdependentes que o levam a viver em grupos ou em organizações sociais e conviver com outras pessoas.

2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico
O ser humano tem capacidade de organizar suas percepções em um todo cognitivo e integrado. Seu sistema psíquico permite uma organização perceptiva e cognitiva particular no seu conteúdo, mas comum a todas as pessoas à sua estrutura.

3. O ser humano tem capacidade de articular a linguagem com um raciocínio abstrato
Ou seja, o homem tem capacidade de abstração da realidade e de comunicação  com as pessoas.

4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender
Isto é, de mudar seu comportamento e atitudes em direção a padrões cada vez mais elevados, complexos e eficazes.

5. O comportamento humano é orientado para objetivos
Os objetivos individuais são complexos e mutáveis. Daí a importância dos objetivos humanos básicos a fim de compreender claramente o comportamento das pessoas.

6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento
Pode tanto cooperar quanto competir com os outros. 
Coopera quando os seus objetivos individuais precisam ser alcançados por meio do esforço comum coletivo. 
Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros .
A cooperação e o conflito estão em todos os aspectos da vida humana.

Com a abordagem comportamental, a preocupação com a estrutura organizacional se desloca para a preocupação com os processos organizacionais e também do comportamento das pessoas na organização para o comportamento organizacional como um todo.
A Estrutura, por ser foco da Teoria Clássica de Fayol, envolve os elementos estáticos da empresa e refere-se ao arranjo desses componentes, como a divisão do trabalho (vertical-hierárquica / horizontal-departamentalização), as funções básicas da empresa (técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas) etc.
O processo (procedimento) por ser o foco da Teoria Comportamental, envolve os elementos dinâmicos e humanos, e referindo-se às normas culturais que determinam o ambiente da organização, como o qualidade das comunicações humanas, o estilo de autoridade e etc.
Predomina a ênfase nas pessoas - inaugurada com a Teoria das Relações Humanas - mas dentro de um contexto organizacional.
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da Teoria Administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral science approach).  



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário