quinta-feira, 23 de julho de 2015

Tipos de Segmentação de Mercado

Segmentação Demográfica
A demografia estuda estatisticamente as populações e suas características.
Assim, segmentar demograficamente significa dividir os mercados com base nas características da população como: 

  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Tamanho médio das famílias;
  • Estado Civil;
  • Nacionalidade;
  • Religião;
  • Raça etc.

Segmentação Socioeconômica
A segmentação socioeconômica divide o mercado com base em características sociais e econômicas da população, com base em variáveis como:

  • Classe Social;
  • Renda (per capita, familiar etc);
  • Escolaridade;
  • Ocupação Profissional;
  • Posse de Bens (imóveis, veículos etc).

Segmentação Geográfica 
Segundo Michael J. Weiss, o lugar em que se vive determina a maneira como se vive.
A segmentação geográfica leva em consideração a segmentação do mercado com base em critérios geográficos, tais como:
  • Países;
  • Estados;
  • Municípios;
  • Bairros;
  • Microrregiões dos bairros

Segmentação por Benefício
Leva em consideração os benefícios procurados pelos clientes.
São os benefícios que permitem com que os clientes satisfaçam as suas necessidades, podendo ser:
  • Física: saciar a fome;
  • Emocional: receber elogios;
  • Psicológica: sentir segurança;
  • Social: ser aceito pelo grupo.

Segmentação por Grau de Utilização
Neste caso, leva-se em consideração a frequência de uso, ou seja, o nível de consumo de determinado produto/serviço.
O termo heavy user é aplicado a usuários contínuos de determinado produto.
Assim, um fabricante de vestuário masculino precisa saber quais são os segmentos que compram muito, compram medianamente e compram pouco. 
Essa forma de segmentação leva em consideração dois aspectos importantes:
  • Frequência de uso do produto;
  • Variedade do uso (formas ou aplicações diferentes do produto).

Deste modo, fica mais fácil otimizar a comunicação, explorar melhor o posicionamento do produto, melhorar a distribuição etc.

Segmentação Psicográfica
Este tipo de segmentação considera o modo como as pessoas pensam e levam suas vidas.
A segmentação psicográfica analisa:
  • Estilo de vida (uma das formas mais comuns);
  • Fatores psicológicos, antropológicos ou sociológicos;
  • Autoconceito;
  • Personalidade;
  • Valores;
  • Atividades; interesses e opiniões.

Assim, temos, segundo os critérios citados, grupos completamente antagônicos, tais como:
  • Modernos e tradicionais;
  • Agressivos e pacatos;
  • Racionais e emocionais;
  • Workholics e vivants;
  • Os que votam em diferentes partidos.

Embora não seja tarefa fácil, cada vez mais esse tipo de segmentação é necessária. 
  

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