Chamamos de Microambiente o ambiente no qual atuam os chamados stakeholders, ou seja, os atores que influenciam e são influenciados pela empresa.
Diferente do macroambiente, o microambiente é formado por pessoas, físicas ou jurídicas, tais como:
- Fornecedores;
- Intermediários;
- Públicos;
- Concorrentes;
- Clientes;
- Empresa.
Stakeholders
Esse conceito de stakeholders como os diversos públicos interessados ou direta/indiretamente afetado pelas ações da empresa, como acionistas, fornecedores, órgãos governamentais, partidos políticos, fornecedores, parceiros etc,
Fornecedores
Os fornecedores devem ser encarados hoje como parceiros comerciais, de modo a construir uma relação de confiança e respeito mútuo.
Afinal de contas, estes tem ligação direta na qualidade e garantia do produto ofertado.
É preciso analisar o histórico de novos fornecedores, o que pode ser feito com uma simples ligação a seus atuais clientes.
Intermediários
São todos os que ajudam a empresa a vender, distribuir ou promover seus produtos aos consumidores finais.
Dentro desta análise incluímos os revendedores, transportadoras, agências de marketing e propaganda, instituições financeiras e representantes comerciais.
Muitas vezes, um intermediário é decisivo para a efetivação da venda, a exemplo das revendas, que devem receber incentivos periódicos, como treinamentos e campanhas para seus vendedores.
GC - Gerenciamento por Categorias
Gerenciamento por Categorias é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final.
Exemplos de categorias de produtos:
- Matinais;
- Beleza;
- Limpeza;
- Bebidas.
Públicos
Inclui-se, aqui, todos os públicos que possuam interesse na empresa ou que influenciam seu desempenho.
Lembrando que a Análise Microambiental está ligada a pessoas, físicas ou jurídicas, e não a acontecimentos, como a Análise do Macroambiente.
Assim, existem sete públicos principais que merecem ser analisados:
- Público Financeiro;
- Público da Mídia;
- Público Governo;
- Público Defesa do Consumidor;
- Público Local;
- Público Interno;
- Público Geral.
Empresa
No qual são levados em consideração todos os departamentos, incluindo a própria alta administração.
Cada vez mais, cresce a consciência de que a empresa como um todo - e não o marketing separadamente - tem a função de oferecer valor ao cliente, independente se o departamento está ou não ligado ao comercial.
Conceitos como Marketing Interno e Endomarketing merecem destaque.
Concorrentes
Não devem ser mais encarados como inimigos, mas sim, como elementos importantes para a melhoria contínua dos produtos ou serviços oferecidos.
Servem de base para o desenvolvimento de diferenciais competitivos, visando atender da melhor maneira possível as necessidades do mercado.
Deve-se conhecer a fundo os seus concorrentes, como seus objetivos, estratégias atuais e seus perfis de recursos.
Clientes
Podemos destacar cinco tipos principais de clientes que a empresa pode ter como foco:
- Mercado Consumidor;
- Mercado Industrial;
- Mercado Revendedor;
- Mercado Governamental;
- Mercado Externo ou Internacional.
Cada segmento deve ser analisado de maneira separada, levando-se em consideração seus papéis de compra:
- Iniciador: quem inicia o processo de compra.
- Influenciador: quem influencia a compra.
- Decisor: quem decide pela compra.
- Comprador: quem efetua a compra.
- Usuário: quem utiliza de fato o produto ou serviço.
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