sábado, 18 de julho de 2015

Fundamentos de Marketing

Definição de Marketing

O que é Marketing?
  • Marketing não é propaganda;
  • Vendas é mais um dos componentes do Marketing;
  • Todos são responsáveis pelo Marketing, não só o Gerente de Marketing.

Marketing
Derivada do inglês market (mercado). O conceito moderno de mercadologia - ou simplesmente marketing - surgiu na década de 1950 (pós - guerra), época em que o avanço da industrialização acirrou a competição.

Marketing segundo Kotler (2006)
"Envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais".

Marketing segundo AMA (American Marketing Association)
"Função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado".

Conceito de Marketing
Atender as necessidades e expectativas para os clientes com lucratividade para a empresa.

Empresa orientada para o mercado
Filosofia empresarial que envolve todas as funções organizacionais e enfatiza: consumidores, distribuidores, influenciadores, concorrentes e macro ambiente.

Stakeholders
Termo criado em 1985 por Michel Porter, em seu livro Vantagem Competitiva e que se refere a todas as pessoas ou organizações que, de alguma forma, afetam ou são afetadas pelas ações de uma organização empresarial, geralmente presentes no micro ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário