A partir da evolução das práticas empresariais e das constantes mudanças ambientais, surgem diversas aplicações do marketing.
Marketing Direto
Estratégia de comunicação e/ou comercialização de produtos/serviços sem a utilização de intermediários de marketing (canais indiretos de vendas/distribuição ou canais não-pessoais de comunicação).
Surgiu na década de 1960, praticada por grandes lojas norte-americanas (como a Sears) evoluindo de uma estratégia de comunicação direta (catálogos).
Exemplo: mala direta postal, mala direta eletrônica, telemarketing, televendas.
Database Marketing (DBM)
Também conhecido como Marketing de Banco de Dados, é a aplicação da tecnologia de sistemas de banco de dados visando a melhoria de estratégias e programas de marketing.
Surgiu na década de 1980, com a evolução da informática e dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados.
Marketing de Relacionamento
Estratégia que tem por objetivo construir um relacionamento de longo prazo com o cliente.
Surgiu na década de 1990, com a evolução do Marketing Direto e do Database Marketing (DBM).
Nesta época, pesquisas indicavam que custava, em média, cinco vezes mais conquistar um cliente novo do que manter um já existente.
Marketing de Fidelização ou de Retenção
Primeiro nível do Marketing de Relacionamento, busca a retenção ou fidelização através de ações integradas, sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando repetição de compra por parte do cliente e compensando-o por isso.
Exemplo: programa de pontos (cartões de crédito) e milhagens gratuitas (empresas de aviação).
Marketing um a um ou individualizado
Estágio mais avançado do marketing de relacionamento, no qual o cliente é tratado individualmente e a oferta é totalmente customizada para ele.
Tema abordado em 1996, por Don Peppers e Martha Rogers, no livro "Marketing um a um".
Exemplo: empresas de autopeças e seus clientes (montadoras).
CRM (Customer Relationship Management)
Gestão de Relacionamento de Clientes, no qual o cliente é o centro das atenções e que se utiliza de poderosos softwares (sistemas CRM) como principais instrumentos de gestão.
Segundo Miriam Bretzke (2000) é uma estratégia que possui raízes no Marketing de Relacionamento e que é sustentada por dois pilares: processo de trabalho orientado para o cliente e uso intensivo de informações sobre o cliente.
Marketing de Transação
Realização de uma venda como transação única, sem perspectiva de continuidade.
Tradicionalmente são produtos padronizados, de baixo preço e consumo imediato.
Tradicionalmente são produtos padronizados, de baixo preço e consumo imediato.
Marketing Pessoal
Valoriza determinada pessoa, seus atributos e características, visando sua promoção perante determinado público. Geralmente utilizado por políticos, artistas, esportistas e demais celebridades.
Marketing Social
Voltado para organizações sem fins lucrativos ou determinada causa social/ambiental. Atualmente, muito utilizado por empresas que, em teoria, reconhecem a importância do papel social.
Marketing Institucional
Ações de marketing voltadas para a criação de uma imagem favorável e preferência por uma determinada organização.
Marketing Internacional
Aplicação do Composto de Marketing para a geração de oportunidades de negócios em mercados externos ao de origem da empresa.
Marketing Interativo
Conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, permitindo que este customize ou personalize o produto/serviço.
Marketing Interno
Aplicação dos conceitos de marketing a todos os colaboradores de uma organização , independente de sua função ou departamento, de modo que tomem consciência de sua importância no processo de criação de valor para o cliente.
Endomarketing
Evolução do conceito de marketing interno, no qual os colaboradores são encarados como um público-alvo (interno) a ser considerado pela organização.
Marketing de Experiência (Marketing Experimental)
Permite que o cliente desfrute de experiências sensoriais e emocionais, que vão além da simples compra de um produto, agregando valor ao mesmo.
Trade Marketing (Marketing de Comércio)
Ações voltadas para o fortalecimento das parcerias entre fabricantes e canais de venda, visando a diferenciação de seus produtos e serviços no PDV (ponto-de-venda).
Marketing Digital (Web Marketing / E-Marketing)
Conjunto de ações de marketing intermediada por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida.
O baixo custo relativo e a capacidade ilimitada de informação e de alcance faz desta uma das aplicações de marketing que mais cresce no mundo.
Atualmente, o comércio eletrônico (e-commerce) e a mala direta digital são as principais aplicações do marketing digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário