quarta-feira, 15 de julho de 2015

Desenvolvimento Organizacional Estruturalismo

Conceito de Cultura Organizacional

Cultura Organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização.
Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização..
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da empresa no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
Cada organização tem sua própria cultura corporativa.
Existem culturas conservadoras que caracterizam por sua rigidez e conservadorismo e culturas adaptativas que são flexíveis e maleáveis.
As organizações devem adotar culturas adaptativas e flexíveis para obter maior eficiência e eficácia de seus membros participantes e alcançar a inovação necessária para navegar pelas mudanças e transformações do mundo atual.
Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos.
Tal como um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível enquanto os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior.
A cultura organizacional não é estática e permanente, mas sofre alterações com o tempo, dependendo das condições internas e externas.
Certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura, enquanto que outras permanecem amarradas a padrões antigos e já ultrapassados.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário