domingo, 26 de julho de 2015

Ambiente Demográfico, Econômico e Sócio-Cultural

Ambiente Demográfico

Refere-se ao estudo da população humana no que tange seu tamanho, idade, sexo, raça, ocupação e demais dados estatísticos.
Mudanças na distribuição geográfica, por exemplo, influenciam diretamente a forma como a empresa planeja a sua área de atuação.
Como exemplo, podemos citar os seguintes fatores:
  • Crescimento da população;
  • Composto etário da população (envelhecimento);
  • Mercados étnicos e religiosos;
  • Grupos educacionais;
  • Mudanças nos padrões de moradia;
  • Mudanças geográficas (migração).

Ambiente Econômico

Está relacionado aos fatores econômicos que influenciam o poder de compra dos consumidores, sobretudo devido a globalização.
Assim, no tocante a exportação, países que possuem uma economia mais voltada ao setor agrícola, apresentam poucas oportunidades de negócio, pois consomem boa parte dos produtos que produzem.
Já países cuja economia é industrial e diversificada, são mais interessantes de serem trabalhados.
Exemplos:
  • Disponibilidade de crédito;
  • Controle da Inflação;
  • Distribuição de renda, desemprego e poder de compra;
  •  Crescimento da economia;
  • Taxas de câmbio (U$$€);
  • Altas de juros internas e baixas taxas internacionais;
  • Acentuado crescimento da industria de lazer;
  • Grande endividamento do Estado.

Ambiente Sócio-cultural

Está ligado a fatores culturais, ou seja, aos valores e crenças incutidos na sociedade.
Cada região ou país possui a sua própria cultura e as empresas precisam estar atentas quando pretendem dispor seus produtos em culturas diferentes.
Mudanças culturais podem significar novas oportunidades de negócios, a exemplo dos restaurantes self-services e fast-foods que vêm atender uma demanda cada vez maior de pessoas.
Exemplos:
  • Cultura Nacional;
  • Existência de sub-culturas regionais;
  • Preocupação com desigualdades sociais e étnicas;
  • Novo estilo de vida global;
  • Atuação responsável das empresas;
  • Relações das pessoas: consigo, com os outros, com as organizações, com a sociedade, com a natureza e com a religião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário