Ambiente Demográfico
Refere-se ao estudo da população humana no que tange seu tamanho, idade, sexo, raça, ocupação e demais dados estatísticos.
Mudanças na distribuição geográfica, por exemplo, influenciam diretamente a forma como a empresa planeja a sua área de atuação.
Como exemplo, podemos citar os seguintes fatores:
- Crescimento da população;
- Composto etário da população (envelhecimento);
- Mercados étnicos e religiosos;
- Grupos educacionais;
- Mudanças nos padrões de moradia;
- Mudanças geográficas (migração).
Ambiente Econômico
Está relacionado aos fatores econômicos que influenciam o poder de compra dos consumidores, sobretudo devido a globalização.
Assim, no tocante a exportação, países que possuem uma economia mais voltada ao setor agrícola, apresentam poucas oportunidades de negócio, pois consomem boa parte dos produtos que produzem.
Assim, no tocante a exportação, países que possuem uma economia mais voltada ao setor agrícola, apresentam poucas oportunidades de negócio, pois consomem boa parte dos produtos que produzem.
Já países cuja economia é industrial e diversificada, são mais interessantes de serem trabalhados.
Exemplos:
- Disponibilidade de crédito;
- Controle da Inflação;
- Distribuição de renda, desemprego e poder de compra;
- Crescimento da economia;
- Taxas de câmbio (U$$ e €);
- Altas de juros internas e baixas taxas internacionais;
- Acentuado crescimento da industria de lazer;
- Grande endividamento do Estado.
Ambiente Sócio-cultural
Está ligado a fatores culturais, ou seja, aos valores e crenças incutidos na sociedade.
Cada região ou país possui a sua própria cultura e as empresas precisam estar atentas quando pretendem dispor seus produtos em culturas diferentes.
Mudanças culturais podem significar novas oportunidades de negócios, a exemplo dos restaurantes self-services e fast-foods que vêm atender uma demanda cada vez maior de pessoas.
Exemplos:
- Cultura Nacional;
- Existência de sub-culturas regionais;
- Preocupação com desigualdades sociais e étnicas;
- Novo estilo de vida global;
- Atuação responsável das empresas;
- Relações das pessoas: consigo, com os outros, com as organizações, com a sociedade, com a natureza e com a religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário