sexta-feira, 3 de julho de 2015

Princípios Básicos de Ford

Talvez o mais conhecido precursor da Administração Científica, Henry Ford (1863-1947) fundou em 1903 a Ford Motor Co.
Sua ideia era popularizar um produto antes artesanal e destinado a milionários.
Além disso, oferecia assistência técnica garantida, o que revolucionou a estratégia comercial da época.
Entre 1905 e 1910, a Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa.  
Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de montagem, Ford inovou na organização do trabalho: maior número de produtos, com maior garantia e pelo menor custo possível.
Em 1914, repartiu com seus empregados uma parte do controle acionário da empresa.
Estabeleceu o salário mínimo de 5 dólares por dia e jornada diária de 8 horas, quando na época, a jornada variava entre dez e doze horas.
Para obter um esquema caracterizado pela aceleração da produção por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico, Ford adotou três princípios básicos 

Princípios Básicos de Ford

1. Princípio de Intensificação: diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2. Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o volume de estoque de matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. 
3. Princípio de produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.  

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