quarta-feira, 22 de julho de 2015

Conceito de Mercado

Enquanto disciplina aplicada na prática empresarial, o marketing utiliza conceitos de outras ciências como Economia, Estatística, Psicologia e Sociologia.
Um exemplo disso é a aplicação do conceito da teoria da escolha individual, formulada pelo clássico economista Adam Smith (1776).
Segundo essa teoria, o bem estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e os do vendedor, englobando quatro princípios:




Teoria da Escolha Individual
1. As pessoas buscam experiências que valham a pena;
2. A escolha individual determina o que vale a pena;
3. Por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serão realizados;
4. As pessoas são responsáveis por suas ações e escolhem o que é melhor para elas.

Mercado
O conceito de mercado também é originário da economia e é essencial para a prática do marketing.
Podemos dizer que mercado é o conjuntos de pessoas e/ou organizações cujas as necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los.

Mercado-alvo
Já o conceito de mercado-alvo refere-se àquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing.
O mercado-alvo é determinado através da análise de atratividade e competitividade (matriz BCG e/ou matriz GE) realizada pelo gerente de marketing.
A atratividade do mercado está relacionada ao dimensionamento da demanda potencial e dos resultados de receita e lucro a serem alcançados ao longo do ciclo de vida do produto.
Já a competitividade é a avaliação das vantagens competitivas do produto em relação à concorrência.

Demanda de Mercado 
Demanda de mercado ou função demanda de mercado é o valor total que seria comprado pelos clientes em dada condição de investimento de marketing pela empresa.
Não é um número fixo, mas sim uma função de determinada condição.
Assim, a demanda de mercado pode ser maior ou menor, dependendo das condições mercadológicas, como o preço aplicado, por exemplo.  

Potencial de Mercado x Potencial de Vendas 
Muitos chamam de Potencial de Mercado  o nível máximo de demanda a ser atingido com o máximo de investimento de marketing. Ou seja:

Número de Compradores X Quantidade Média por Comprador por Ano X Preço Médio Unitário = Potencial de Vendas/Mercado (R$)

Embora, na prática, muitos chamem o resultado desse cálculo de Potencial de Mercado, na verdade, o mais correto é chama-lo de Potencial de Vendas, conforme veremos mais adiante.

Segmentação de Mercado 
Para que possamos elaborar a estratégia de marketing mais adequada para o produto ofertado, algumas perguntas precisam ser feitas:

  • A quem interessa esse produto?
  • Qual o perfil do cliente potencial?
  • Que tipo de pessoa e de consumidor ele é?
  • Quais são seus hábitos de compra?
  • Qual seu estilo de vida?
Segmentação de mercado é, portanto, um grupo de consumidores com necessidades e características comuns entre si mas diferentes em relação a outros grupos, exigindo estratégias e programas de marketing distintos. 
Assim, segmentação de mercado é a estratégia de marketing que identifica grupos de clientes potenciais de acordo com uma ou mais características (geográficas, psicológicas, demográficas, comportamentais) tendo como objetivo programas de marketing mais eficientes.
Existe uma série de variáveis que devem ser analisadas, selecionadas e definidas para que se possa traçar o perfil qualitativo do mercado potencial.
Podemos presumir que qualquer pessoa com mais de 18 anos deseja ter um carro. Mas que carro?
  • De passeio ou utilitário?
  • De luxo ou popular?
  • Grande ou compacto?
Um cidadão pode desejar adquirir um carro esportivo e veloz, porém caro. Mas ele pode comprar?
Neste caso, o fator renda é determinante para definição do mercado-alvo.
A segmentação de mercado é importante em qualquer circunstância, para qualquer tipo de negócio e qualquer objetivo e plano de mercadológico.
A pesquisa é essencial no processo de segmentação de mercado.
É através da pesquisa que se chega aos resultados do agrupamento desejado (segmento-alvo).
Assim, podemos segmentar o mercado como:

  • Segmentação Demográfica;
  • Segmentação Socioeconômica;
  • Segmentação Geográfica;
  • Segmentação por Benefício;
  • Segmentação  por Grau de Utilização.

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