segunda-feira, 6 de julho de 2015

Proporcionalidade das Funções Administrativas

Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa.
Ela se reparte para todos os níveis da hierarquia da empresa, e não é privativa da alta cúpula.
A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, não é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre os níveis hierárquicos.
Na medida em que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa.
Na medida em que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.


Funções Administrativas


Previsão: consiste na avaliação do futuro, tudo aquilo que poderá acontecer.
Um bom plano de administração inclui unidade, continuidade, flexibilidade, e precisão.
Organização: preparar todas as coisas que sejam úteis ao funcionamento da empresa, desde a parte material, de pessoal e social.
Comando: fazendo agir o pessoal, de forma a obter o máximo retorno em todos os aspectos, mas principalmente os globais.
Coordenação: a harmonia de todas as atividades é o fundamental; os negócios e os trabalhos dependem desta harmonia para o sucesso; a perfeita sincronização de todas as coisas e ações leva-nos à harmonia.
Controle: medir e dimensionar os atos, para verificar se estão ocorrendo de acordo com o plano traçado, pois esta é a sua finalidade. Assim, localizar as falhas e erros é o seu principal objetivo, com a finalidade de corrigi-los.

Os Princípios Gerais da Teoria Clássica


Divisão do Trabalho: especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar a eficiência;
Autoridade e Responsabilidade: direito de dar ordens e esperar obediência, a responsabilidade é uma consequência da autoridade; devem ser equilibradas entre si.
Disciplina: obediência, comportamento e respeito às normas estabelecidas.
Unidade de Comando: o empregado deve receber ordens de um único superior; princípio da autoridade única.
Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
Subordinação dos Interesses Individuais ao Interesses Gerais:  os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
Remuneração do Pessoal: justa e capaz de satisfazer às necessidades dos empregados e atender à empresa em termos de retribuição.
Centralização: concentração da autoridade no topo da empresa.
Cadeia Escalar: linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo; princípio do comando.
Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar; ordem material e humana.
Equidade: amabilidade e justiça para obter a lealdade do pessoal.
Estabilidade e Duração do Pessoal: quanto mais tempo um empregado permanecer no cargo, tanto melhor; a rotatividade é um fator negativo.
Iniciativa: capacidade de visualizar um plano e assegurar o seu sucesso.
Espírito de Equipe: harmonia e união entre os empregados. 











  

Nenhum comentário:

Postar um comentário