quinta-feira, 30 de julho de 2015

Compostos de Marketing (Produtos)

Conceito de Necessidade

O conceito de necessidade refere-se ao estado de provação ou carência sentido por uma pessoa que leva a motivação para o consumo de determinada mercadoria ou serviço como forma de superar este estado.
A necessidade pode ser de dois tipos:
  • Inata
  • Adquirida
Necessidade Inata

Também conhecida por necessidade genética, é aquela inerente à natureza humana, não sendo nunca esgotadas, podendo ser físicas ou biológicas.
Exemplo:
  • Sede
  • Fome
  • Frio/Calor
Necessidade Adquirida 

Necessidade Adquirida  é aquela decorrente do convívio social e cultural, ou seja, depende de experiências, relações e evolução da sociedade, podendo ser esgotada num determinado momento, por estar associada à tecnologia.
Exemplo:
  • Status
  • Desejo de permanecer em um grupo
  • Necessidades tecnológicas diversas
Conceito de valor para o cliente

A satisfação da necessidade é o estado de realização atingido quando o desempenho do produto se iguala ou supera a expectativa do cliente.
Esse desempenho é determinado pelo valor do produto para o cliente.
Por sua vez, o valor do produto para o cliente é a diferença entre os benefícios obtidos e os custos incorridos pelo cliente.

Os custos para o cliente é aquilo que o cliente despende ao adquirir um produto/serviço pode ser de natureza:
  • Econômica: preço
  • Física: tempo de espera, esforço físico
  • Emocional: constrangimento, raiva
Benefícios do produto são os resultados obtidos com o uso ou consumo do produto, que satisfazem as necessidades e os desejos dos consumidores, podendo ser de natureza:
  • Física: saciar a fome.
  • Emocional: receber elogios.
  • Psicológica: sentir segurança.
  • Social: ser aceito pelo grupo. 
Atributos do produto são características, percebidas ou não, pelo cliente, podendo ser:
  • Funcionais: desempenho, sabor, velocidade etc.
  • Formais: tamanho, cor, peso etc.
  • Estéticas: design, estilo etc. 
Portanto, podemos concluir que os clientes compram os benefícios, e não os atributos do produto.
Os atributos são simplesmente os meios para que os benefícios sejam alcançados pelo consumidor.
Recapitulando: a diferença entre os benefícios obtidos e os custos incorridos pelo cliente é o que determina o valor do produto para o cliente.

Produto é um termo genérico que designa o meio pelo qual o consumidor satisfaz suas necessidades e seus desejos, podendo ser:
  • Bem tangível: alimento, roupa, carro.
  • Bem intangível: serviço.
  • Outro meio de satisfação: pessoas idéias, emoções etc.
Serviço é um produto intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele.
Mesmo os produtos tangíveis podem ter serviços agregados, de modo a diferenciá-los dos demais existentes no mercado (assistência técnica, garantia, entrega rápida etc).
As principais características dos serviços são:
  • São intangíveis;
  • Há o envolvimento do cliente no processo;
  • Não existe estoque;
  • Os clientes têm maior dificuldade de avaliar os serviços;
  • O tempo é relativamente mais importante;
  • O sistema de entrega pode ser feito por canal físico ou eletrônico.
Para que a empresa obtenha sucesso no seu mercado-alvo de forma contínua é fundamental que possua alguma vantagem competitiva.
Vantagem competitiva refere-se a uma competência exclusiva da empresa, que não pode ser copiada por seus concorrentes e que gera posição no mercado superior e duradoura.   


     

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