Frederick Herzberg (1923 - 2000) formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situações do trabalho.
Para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:
1. Fatores Higiênicos
2. Fatores Motivacionais
1. Fatores Higiênicos
São os fatores extrínsecos, pois estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem o seu trabalho.
Como estas decisões são administradas e decididas pela empresa, fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas.
Os principais fatores higiênicos são:
- Salários;
- Benefícios Sociais;
- Tipo de chefia que as pessoas recebem;
- Políticas e diretrizes da empresa;
- Clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários;
- Regulamentos internos etc.
O trabalho era considerado uma atividade desagradável e, para fazer com que as pessoas trabalhassem mais, tornava-se necessário o apelo para prêmios e incentivos salariais, supervisão, políticas empresariais abertas e estimuladoras, isto é, incentivos situados externamente ao indivíduo em troca de seu trabalho.
As pesquisas de Herzberg revelaram que quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados; se elevam a satisfação não conseguem sustentá-la por muito tempo.
Quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
Por causa dessa influência voltada para a insatisfação, Herzberg chama-as de fatores higiênicos, pois são essencialmente profiláticos e preventivos: eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.
Seu efeito é similar de certos remédios higiênicos (profiláticos): combatem a dor de cabeça mas não melhoram a saúde.
Por estarem relacionados com a insatisfação, Herzberg também os chama de fatores insatisfacientes.
2- Fatores Motivacionais
São os fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa.
Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz ou desempenha.
Envolve sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
Tradicionalmente as tarefas e cargos eram arranjados e definidos com a preocupação de atender aos princípios de eficiência e economia, eliminando o desafio e a criatividade individual.
Quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
Por causa dessa influência voltada para a insatisfação, Herzberg chama-as de fatores higiênicos, pois são essencialmente profiláticos e preventivos: eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.
Seu efeito é similar de certos remédios higiênicos (profiláticos): combatem a dor de cabeça mas não melhoram a saúde.
Por estarem relacionados com a insatisfação, Herzberg também os chama de fatores insatisfacientes.
2- Fatores Motivacionais
São os fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa.
Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz ou desempenha.
Envolve sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
Tradicionalmente as tarefas e cargos eram arranjados e definidos com a preocupação de atender aos princípios de eficiência e economia, eliminando o desafio e a criatividade individual.
Com isso, perdiam o significado psicológico para o indivíduo que os executava e criavam um efeito de "desmotivação", provocando apatia, desinteresse, e falta de sentido psicológico.
Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação das pessoas.
Porém, quando são precários, eles evitam a satisfação. Por estarem relacionados com a satisfação dos indivíduos, Herzberg também os chama de fatores satisfacientes.
Os fatores higiênicos e motivacionais são independentes e não se vinculam entre si.
Os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Ou seja, o oposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas a ausência da satisfação profissional.
Também o oposto da insatisfação profissional é a ausência dela e não a satisfação.
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