segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Evolução do Marketing

1.3 Dos 4 P's para o Marketing Holístico

Tendo em vista esse novo cenário, o profissional de marketing passa a ser um dos principais orientadores dentro das organizações empresariais.
Sua tarefa é a de estudar o mercado e traçar planos de marketing, de modo a atribuir valores e comunicá-los de forma adequada ao mercado.
Para que este planejamento seja traçado de maneira coesa é necessário que haja a integração entre as numerosas ações e ferramentas de marketing





Jerome McCarthy classificou estas ferramentas em quatro amplos grupos e os chamou de "4 P's do marketing": produto, preço, praça e promoção (do inglês product, price, place e promotion).








Trata-se do que podemos chamar de "Composto de Marketing", "Mix de Marketing" ou "Marketing Integrado".

Os 4 P's do Mix de Marketing


As decisões sobre o Mix de Marketing devem ser tomadas de modo a alcançar e atender as necessidades dos canais de distribuição e dos consumidores finais.
No entanto, com o crescimento da demanda  e a evolução dos meios de comunicação, o consumidor passa a exigir mais das empresas.
A visão de McCarthy, embora sugerisse a integração das ações de marketing, se torna ultrapassada , pois, era uma visão voltada para a empresa.
As ferramentas apresentadas como sugestão para o Marketing Integrado limitavam-se à visão organizacional e não tinham o cliente no centro das atenções.
Assim, Robert Lauterborn (apud KLOTER, 2006) sugeriu a correlação entre os "4 P's" do vendedor e os "4 C's" do cliente onde: 

Os 4 C's de Robert Lauterborn



O Marketing Integrado, da forma como é apresentado por Robert Lauterborn, é uma das quatro dimensões do que Kloter e Keller chamam de Marketing Holístico.
Assim como na medicina holística, o marketing holístico propõe a interdependência entre todas as áreas de uma empresa e sua influência sobre os stakeholders.
No marketing holístico "tudo é importante" tudo é importante e o programa deve ser coerente com os interesses de todas as áreas, com uma visão ampla e integrada do ambiente mercadológico do momento.

Marketing Integrado
Utilização das múltiplas do marketing (mix de marketing) de maneira integrada , criando, comunicando e entregando valor ao público que se destina.

Marketing Interno
Onde todos na organização, em especial a alta gerência, reconhecem e adotam os princípios do marketing.

Marketing de Relacionamento
Estreita o relacionamento com determinados clientes, membros de canal e outros parceiros de marketing.

Marketing Socialmente Responsável
Trata das questões éticas, legais, ambientais e sociais do marketing.
Cada uma dessas dimensões possui seus elementos, como pode ser observado na figura a seguir:

Dimensões do Marketing Holístico

    
As mudanças sociais dos últimos anos, fortemente influenciadas pela globalização, alteraram muito a foram de como o consumidor se comporta diante do mercado,
Acompanhar essas tendências e compreender as dimensões do marketing holístico é uma questão de sobrevivência para as empresas.
A  geração e aproveitamento das oportunidades de mercado dependem desta visão interdependente .


2 comentários:

  1. Cara, gostaria de usar esse seu gráfico de Marketing Holístico. Posso incluí-lo em meu tcc? Farei as referências corretamente. Qual seu e-mail?

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    1. Tudo bem, se quiser pode ultilizar.
      O meu email é: deysonchristian@gmail.com

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