domingo, 5 de julho de 2015

A Obra de Henri Fayol

Henri Fayol (1841-1925), fundador da Teoria Clássica da Administração, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial.
Fez sua carreira como engenheiro trabalhando em uma empresa metalúrgica e carbonífera.
Expôs sua Teoria da Administração do livro Administration Industrielle et Générale (Administração Industrial e Geral) publicado em 1916.

As Funções Básicas da Empresa

Segundo Fayol, toda empresa possui seis funções básicas:

1. Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções Financeiras: relacionadas com procura e gerência de capitais.
4. Funções de Segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5. Funções Contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, estando sempre acima delas. 




Conceitos de Administração

Fayol define o ato de administrar (funções administrativas) como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
2. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4. Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
5. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. 

Esses são os elementos da administração que constituem o chamado processo administrativo.
Estão presentes no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa.
Tanto o diretor, o gerente, o chefe como o supervisor, cada qual em seu respectivo nível, desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

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