terça-feira, 14 de julho de 2015

Sistemas de Administração

Rensis Likert considera a administração um processo relativo, no qual não existem normas e princípios universais válidos para todas as circunstâncias e situações.
A administração nunca é igual em todas as organizações e pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.
A partir de suas pesquisas, Likert propõe uma classificação de sistemas de administração, definindo quatro perfis organizacionais.
Cada um destes quatro sistemas administrativos são caracterizados em relação a quatro variáveis: processo decisorial, sistema de comunicação, relacionamento interpessoal, e sistema de recompensas e punições.

Sistema 1 - Autoritário e Coercivo
É um sistema administrativo autocrático e forte, coercivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. É o sistema mais duro e fechado, Suas características são:
1. Processo Decisorial - totalmente centralizado na cúpula da organização. Todas as ocorrências imprevistas devem ser levadas à cúpula para resolução, sobrecarregando-a com a tarefa decisorial.
2. Sistema de Comunicações - é bastante precário. As comunicações são sempre verticais, carregando ordens de cima para baixo, não existindo comunicações laterais. As pessoas não são solicitadas a gerar informação.
3. Relacionamento Interpessoal -  é considerado prejudicial ao bom andamento dos trabalhos. A cúpula empresarial vê com extrema desconfiança as conversas informais entre as pessoas e procura coibi-las ao máximo.
4. Sistema de Recompensas e Punições - Há uma ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, gerando um ambiente de temor e desconfiança. As recompensas são raras e, quando ocorrem, são materiais e salariais.

Sistema 2 - Autoritário Benevolente 
É um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1. No fundo, é um Sistema 1 mais condescendente e menos rígido. Suas principais características são: 
1. Processo Decisorial - é centralizado na cúpula administrativa, permitindo pequeníssima delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro ou sujeitas a aprovação posterior. 
2. Sistema de Comunicações - é relativamente precário, prevalecendo as comunicações verticais e descendentes, embora a cúpula se oriente em comunicações ascendentes vindas dos escalões mais baixos.
3. Relacionamento Interpessoal - a organização tolera que as pessoas se relacionem entre si, em um clima de condescendência. Embora possa desenvolver-se, a organização informal ainda é considerada uma ameaça aos objetivos da empresa.
4. Sistema de Recompensas e Punições - ainda há ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, mas o sistema é menos arbitrário e oferece algumas recompensas simbólicas ou sociais.

Sistema 3 - Consultivo
Trata-se de um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático. Suas características são:
1. Processo Decisorial - é participativo porque as decisões específicas são delegadas aos diversos níveis hierárquicos e devem orientar-se pelas políticas e diretrizes da empresa; e consultivo porque a opinião e os pontos de vista de níveis inferiores são considerados na definição das políticas.
2. Sistema de Comunicações -  prevê comunicações verticais no sentido descendente (mais voltado para orientações amplas do que para ordens) e ascendente, bem como comunicações laterais sobre os pares.
3. Relacionamento Interpessoal - a confiança depositada nas pessoas já é bem elevada, embora ainda não completa e definitiva. A empresa cria condições relativamente favoráveis a uma organização informal sadia e positiva.
4. Sistema de Recompensas e Punições - há ênfase nas recompensas materiais (incentivos salariais, promoções e oportunidades profissionais) e simbólicas (prestígio e status), embora ocorram punições e castigos.

Sistema 4 - Participativo
É o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas. Suas características são:    
1. Processo Decisorial - as decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados. Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões assumem decisivamente, porém sujeitando-se a ratificação explícita dos grupos envolvidos. 
2. Sistema de Comunicações - as comunicações fluem em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em sistemas de informação. 
3. Relacionamento Interpessoal - o trabalho é feito em equipes. A formação dos grupos espontâneos permite maior relacionamento entre as pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais (como descrições de cargos ou relações formais previstas no organograma).
4. Sistema de Recompensas e Punições - há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais. Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre são decididas pelos grupos envolvidos.

Os quatro sistemas não tem limites definidos entre si. Um empresa pode estar situada acima do Sistema 2 abaixo do Sistema 3, ou seja, ao redor de 2,5.
Likert constatou que , quanto mais o estilo administrativo da empresa se aproxima do Sistema 4, maior será a probabilidade de alta produtividade, boas relações no trabalho e elevada rentabilidade.
Por outro lado, quanto mais uma empresa se aproxima do sistema 1, maior a probabilidade de ineficiência, péssimas relações no trabalho e repetidas crises financeiras.
  

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