Apresentar e destacar os problemas e seus principais tópicos relacionados à implantação de um novo negócio.
Problemas comuns ao novo negócio
Existe uma série
de problemas que costuma ocorrer na implantação e desenvolvimento de novos
negócios. A seguir, estão refletidos alguns desses problemas que, se não forem
bem administrados, poderão trazer repercussões graves e irreversíveis.
Excesso de burocracia
Não faça planos
de abertura de negócio sem verificar primeiro quanto tempo você precisará para
obter algumas autorizações indispensáveis. O excesso de burocracia costuma
atrasar o desenvolvimento do processo de abertura de empresas. Aliás, esteja
preparado para administrar possíveis atrasos em qualquer processo que necessite
de obtenção de autorizações governamentais.
Excesso de carga tributária
Tanto as alíquotas quanto a quantidade de impostos que o empresário tem de recolher aos cofres públicos são por demais pesadas. Paga-se uma quantidade infindável de tributos no Brasil, alguns deles têm alíquota muito alta. Esteja ciente de toda essa carga tributária e inclua-a em seus custos.
Definição dos preços de venda
Calcule seus preços com base em seus custos. Porém, não se esqueça de que é o mercado que determinará o preço que está disposto a pagar pelos seus produtos ou serviços.
Capital de Giro
O
empresário tem de saber quanto está devendo, quanto tem a receber, quando e de
quem. Afinal, se você não possuir esse controle como irá administrar seu
negócio? Preste atenção no seu fluxo de caixa.
Linha de crédito
Esteja atento para o que é oferecido no mercado em termos de linhas de crédito. Haverá momento em que você vai precisar de dinheiro e o seu fluxo de caixa não terá previsão de entrada de recursos no momento oportuno de que necessita. Aí, não restará outra alternativa além de pedir água ao banco. Acompanhar o que ocorre no mercado financeiro em termos de linha de crédito é uma tarefa que você não pode deixar de executar, para não abraçar a primeira proposta de banco que lhe aparecer pela frente,
Relacionamento com a família
Todo negócio é altamente devorador de tempo. Principalmente no início. Esteja preparado para enfrentar essas horas de dedicação e certifique-se de que sua família está consciente disso. Os negócios costumam ser responsáveis pelo desenvolvimento de algumas relações, sólidas ou não.
Contratação de Pessoal
Já se disse que o principal ativo de uma empresa do próximo século não serão os equipamentos e máquinas de última geração, mas sim os recursos humanos. Portanto, é imprescindível que você preste atenção à seleção, à contratação, ao treinamento e à supervisão de seus colaboradores. Procure evitar a improvisação. Baixo custo inicial do processo de contratação de mão-de-obra pode significar dor de cabeça em um prazo mais longo.
Falta de Controle
Se você for daqueles que são muito chegados a uma organização, cuidado! É melhor encontrar um sócio ou mesmo contratar alguém para suprir essa deficiência. Pessoas que não conseguem nem mesmo controlar o canhoto do talão de cheques devem se esmerar nessa questão e trazer controles todos muito bem ajustados.
Afinal, o controle é um espelho de sua empresa e indispensável para qualquer planejamento que se faça.
Desentendimento com sócio
Muitos
bons negócios naufragam pela total falta de entrosamento entre sócios. Em
geral, as disputas acontecem pelo poder. É a chamada briga de egos, que não
leva a nada. Podem levar, sim, ao final da sociedade, quando não da própria
empresa.
Falta de relacionamento com fornecedores
No início de seu negócio, você será o responsável direito por todas as operações de sua empresa. À medida que o negócio prosperar, vai começar a haver um certo distanciamento de alguns contatos que antes eram mantidos por você diretamente. Não se esqueça que o fornecedor é um importante elo da concorrente que leva seu produto ou serviço até o consumidor final. Delegue funções, mas não se esqueça de manter um bom relacionamento com seu fornecedor. Desta forma, você poderá ter sempre presentes as novidades em termos de fornecimento, para poder negociar o melhor para sua empresa.
Falta de relacionamento com clientes
Se você
realmente quer prosperar, esteja sempre presente no mercado, procurando saber o
que o seu cliente deseja. Lembre-se sempre de que você tem de vender o que o
consumidor deseja e não o que você quer. Faça disso uma regra para conseguir
fidelidade de sua clientela.
Vender e manter clientela é uma verdadeira arte. Para que isso ocorra, esteja sempre em interação total com sua clientela. Conforme vimos, observar as características do marketing mix é fundamental para o sucesso de seu empreendimento.
Apenas para refrescar sua mente, vamos nos reportar aos fatores de componentes do marketing mix:
Produto ou Serviço
Na hora
de planejar o que é como vender, não se esqueça de procurar identificar o que o
seu cliente deseja, em vez de tentar impor sua vontade. Aspectos como a
embalagem, cor, marca, enfim, tudo que for relacionado ao consumo de seu
produto ou atendimento, locomoção e prestação de serviços tem de ser incorporado
ao seu plano de vendas.
O modo como o seu produto ou serviço vai chegar ao consumidor final é o que importa aqui. Na verdade, se para o varejista o negócio é estar perto de sua clientela, para a fábrica, o negócio é ficar próximo aos fornecedores de matéria-prima..
Quando
falamos em ponto, queremos destacar a maneira como será distribuído o seu
produto ou serviço. Lembre-se de que você pode vender diretamente ao mercado,
ou através de intermediários. Em qualquer uma das formas há vantagens e
desvantagens. Procure descobrir a melhor opção para o seu negócio antes de iniciar.
Lembre:
preço baixo e alta qualidade são os componentes do binômio que fará suas vendas
multiplicarem. Saber quanto custa o seu produto ou serviço é fundamental.
Igualmente fundamental é saber quanto o mercado está disposto a pagar por ele.
Vender
sempre com lucro, de olho no preço da concorrência e ser rigoroso no calculo
dos custos são três atitudes que você deve respeitar sempre. Afinal, de nada
adianta apurar um custo que tornará seu produto ou serviço sem preço no produto
ou serviço sem preço no mercado. Da mesma forma, vender com prejuízo, por
necessidade de capital de giro, pode complicar as coisas ainda mais e, em
geral, é o que ocorre.
Promover seu produto ou serviço é indispensável em algumas ocasiões como, por exemplo, no momento em que for lançado no mercado.
Há várias maneiras de se promover um produto ou serviço. Em geral, o público consumidor associa promoção com preço mais baixo.
Jeffrey Susbauer, diretor de um grupo consultor de Cleveland, EUA, afirma que "promoção é fazer seu público-alvo ficar informado sobre seu produto ou serviço". A promoção pode variar desde uma apresentação multimídia até o envio de material informativo para um número reduzido de clientes potenciais. Para empresas iniciantes, uma promoção em grande escala pode significar desperdício. O segundo método pode ser bem mais efetivo.
A promoção não precisa ser cara. Por exemplo, na fase inicial de uma empresa voltada à prestação de serviços, os contatos pessoais e as visitas podem ser mais eficazes. No setor varejista, a combinação cuidadosa de propaganda paga nas áreas de operação juntamente com impressos e publicidade gratuita na comunidade será geralmente a mais lucrativa. Para um fabricante, uma literatura cuidadosamente preparada e visitas efetivas de vendas geralmente causam maior impacto.
É também importante ver como sem concorrentes atuam. Como a indústria ou o grupo varejista/de serviços com quem está competindo faz com que seus clientes saibam o que está disponível? Você pode fazer melhor? Você precisa saber tanto do seu mercado quanto eles. Verifique todos os detalhes e, então, adapte o que você gostaria de fazer dos recursos disponíveis.
Quando pensar em promoção, lembre-se de que é importante promover a si próprio, a sua empresa e seus produtos e serviços.
A aparência pessoal conta muito bem para a maior parte dos negócios. Manter um bom relacionamento com a comunidade onde o seu negócio está instalado também ajuda.
Com relação a sua empresa, procure um nome curto e de fácil memorização para ser a marca fantasia, ou seja, aquela com que ela será conhecida pelo público. Na hora de escolher um símbolo, o seja. a logomarca de sua empresa, escolha algo que represente exatamente a mensagem que você quer passar.
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