terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Fluxo de Caixa



Demonstrar os componentes de um fluxo de caixa e a forma de calculá-los.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de planejamento financeiro indispensável para que uma empresa possa controlar o ingresso e a saída de recursos. Inúmeros ganhos são conseguidos em função de um planejamento bem-feito:

  • O empreendedor estará testando a viabilidade financeira de seu projeto antes de iniciar as atividades.
  • É possível descobrir quais são os recursos que serão necessários ao projeto.
  • Os investidores tornam-se muito mais confiantes diante de uma programação bem definida das necessidades financeiras.
  • É um instrumento de controle, uma verdadeira bússola financeira capaz de nortear as atividades da empresa
Quando alguém se dispõe a montar uma empresa, a primeira coisa é ter ideia do tipo de negócio que quer operar. É necessária também uma perfeita identificação com ele. Gostar do que se pretende fazer é a primeira regra básica. Montar uma empresa só porque você está vislumbrando uma boa possibilidade de ganhar dinheiro só fará diferença no início. Depois de um certo tempo, você ficará tão entendiado que será um verdadeiro sacrifício continuar tocando a empresa.

Mas se você possui uma boa ideia do que pretende fazer, é bom colocar os pés no chão e tentar dimensionar sua necessidades financeiras. Vamos supor que você está pensando em montar uma pequena indústria de polpa de frutas congeladas. Após muito pesquisar e pensar, cabe agora dimensionar os gastos e receitas que você espera ter. Lembre-se de que nada pode ser feito, se você não possuir uma expectativa realista que lhe permita sumariar o que será a situação de caixa conforme o quadro abaixo:

Sumário de movimento de caixa

Especificação
Valor – R$
Total de recebimentos

Total de pagamentos

Ingressos ou desembolsos líquidos

Saldo inicial

Caixa mínima

Superávits ou déficits acumulados ao fim de cada mês, resguardando o caixa mínimo



O quadro apresentado permite que se façam alguns raciocínios:

O total de recebimentos inclui o que se espera receber com as vendas da empresa ou outros tipos de recebimentos, tais como empréstimos, ou outras aplicações que resultem em ingresso de dinheiro no caixa.

O total de pagamentos incorpora todas as despesas que a empresa tem de fazer. Entre elas, podemos citar a compra de matérias-primas, salários, despesas com manutenção, impostos, enfim, tudo o que represente uma saída de caixa.

O resultado entre o que entra e o que sai está representado pelos ingressos ou desembolsos líquidos. Evidentemente, se entrar mais dinheiro do que sair, o resultado será positivo. Ao contrário, se o valor a ser pago for maior do que os ingressos, o resultado será negativo. Nesses casos, o empresário terá de buscar uma forma de financiar o déficit de caixa, seja através de recursos próprios, seja através de recursos de terceiros.

Saldo inicial é o valor que a empresa tem disponível no início do período.

Caixa Mínima é o valor mínimo que a empresa acha que deve ter em caixa para pagar despesas do dia-a-dia.

Não se esqueça de que o esquema aqui apresentado, embora verdadeiro, está sendo simplificado para efeitos didáticos. Caberá a você detalhar cada item que foi sumariado acima, de acordo com as expectativas de venda e compra que a empresa possuir. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar muito na projeção das receitas e gastos.

Como se vê, fluxo de caixa é uma ferramenta que pode ser utilizada não só para empresas já implantadas mas também para as empresas que vão iniciar operações.

Projeção de Fluxo de Caixa

Conforme se nota, fluxo de caixa é uma projeção que envolve movimentos de caixa que ainda vão acontecer. A projeção do fluxo de caixa procura informar sobre quando e com que valor irão ocorrer os pagamentos e recebimentos vinculados à operação da empresa.

Assim, o importante é registrar não somente os valores como também o momento no tempo em que os ingressos e as saídas de caixa vão ocorrer.
Uma boa previsão de caixa, em uma economia estável, geralmente, deve ser feita para períodos próximos. No quadro abaixo, fornecemos uma ideia de fluxo de caixa para períodos trimestrais, como forma de ilustração e detalhamento do sumário apresentado anteriormente.  

Fluxo de Caixa trimestral

Itens
1º trim.
2º trim.
3º trim.
4º trim.
Recebimentos
Dinheiro em caixa
Vendas




Total




Desembolso
Matéria-prima
Pro labore
Salários
Encargos sociais
Aluguel
Luz e água
Propaganda
Telefone
Contador
Impostos




Total




Resultado líquido






O quadro acima, pretende ser uma referência mais detalhada para a montagem do seu fluxo de caixa. Há várias maneiras de se projetar o fluxo de caixa, cada uma dependendo do critério adotado. Para que o seu fluxo de caixa projetado tenha credibilidade, procure fazer uma espécie de pró-memória de cada item. 
Pró-memória é uma análise detalhada de todos os cálculos envolvidos na determinação do valor do item, e que permite fazer uma avaliação crítica.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário