quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Elaboração do Plano de Negócios



Condições necessárias para o desenvolvimento do seu plano de negócios

Lembre-se de que um plano de negócios tem de responder a três questões:

1. Por que o negócio vai dar certo?
2. Como será atingido o objetivo?
3. Quando a empresa começa a dar lucro?

Obter as respostas a essas questões básicas não garante o sucesso de seu negócio. Contudo, desde que o plano seja realmente seguindo, pode representar um bom começo. O plano de negócios é uma importante ferramenta operacional que você deve recorrer sempre que se achar perdido com relação ao rumo a tomar. Deve servir também para comparar com os resultados que sua empresa está obtendo com os que foram projetados. Essa comparação, junto com a busca das razões dos desvios e o realinhamento do rumo, é uma tarefa imprescindível.

O plano de negócios também é um importante aliado na hora em que você precisar de parcerias. Ninguém investirá em seu negócio pelos seus belos olhos, Se você chegar a uma reunião para vender a ideia de que o seu empreendimento é um bom negócio, sem trazer dados para comprovar, o mínimo que ocorrerá é um gentil convite para retornar em outra oportunidade com algo mais concreto.
Além disso, você deve estar preparado para ouvir a palavra NÃO algumas vezes. É que não são todos que se encantam com uma bela ideia. Para tornar sua ideia vendável, é preciso muito mais do que seu entusiasmo. É preciso um plano de negócios muito bem elaborado. Ainda assim, o plano de negócios não garante que o gerente do banco ou investidor diga sim ao seu projeto. Em geral, eles estão muito mais interessados em apoiar empreendimentos que já estão implantados e que estão dando certo. salvo raras exceções, os bancos só emprestam para quem não precisa.
Mas se você tem convicção de que sua ideia é boa e, além disso, possui um bom plano de negócios, já é um grande passo para conquistar interessados. Confiança naquilo em que se acredita e um bom plano de negócios é o mesmo que sonhar com os pés no chão. Daí a fazer com que outros participem desse sonho é um caminho mais curto do que se fôssemos vender nosso peixe somente com a ideia.


Preparação 

Preparar um plano de negócios exige muitas informações que implicam paciência e persistência para obtê-las. É muito difícil alguém ceder a alguém informações a respeito do seu negócio. De certa forma, iniciar um negócio pode ser comparado a compor uma música. É 1% de inspiração para 99% de transpiração.

É fundamental a ideia com números. Não existe uma fórmula de bolo para que um negócio dê certo. Mas iniciar com um plano de negócios bem-feito ajuda muito.
Na implantação de uma empresa, algumas dificuldades tornam o plano mais difícil e trabalhoso, Obter as informações quantitativas para se projetar receitas é muito difícil. Provavelmente, você terá de passar algumas horas pesquisando até conseguir as informações e ainda corre o risco de ser confundido com um espião ou coisa pior. Mas não desista, ou o seu plano não terá muita consistência justamente nos aspectos financeiro, que são aqueles que mais interessam aos investidores. Fazer um plano de negócios exige muito trabalho duro. Mas, pode ser sua ponte para o sucesso.   
Lembre-se de que, ao elaborar o seu plano de negócios, você está tendo uma oportunidade única para pensar cuidadosamente em todos os detalhes antes de gastar dinheiro em ideias incompletas ou simples intuição.
Todas essas explicações introdutórias são necessárias para que você possa iniciar seu plano de negócios de maneira consciente. É algo que, para funcionar, tem de incorporar todo o seu compromisso de disciplina e seriedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário