sábado, 19 de dezembro de 2015

Introdução ao Plano de Negócios



Apresentar os principais tópicos relacionados ao Plano de Negócios

Conforme vimos em relação ao Ambiente Empresarial, o início de qualquer negócio pressupõe que exista uma necessidade a ser satisfeita. Em outras palavras, é necessário haver demanda para o produto ou serviço que pretendemos oferecer. A demanda pode já existir, mas não é satisfeita totalmente. Ou ainda não existe, mas pode se desenvolver, dependendo do negócio a ser aberto.
Quando se possui um desejo de implantar algum negócio, a primeira providência é o que se chama de trabalhar a ideia. Em geral, o negócio nasce de uma ideia que o empreendedor teve. Ocorre que a ideia nua e crua, por si só não é suficiente para que o negócio prospere. Há uma necessidade de amadurecê-la. Isso se faz testando a validade da ideia com o mercado que se pretende atingir.
Segundo um dos maiores especialistas em nível mundial de pequenas empresas, Allan Gibb, o ciclo de implantação de uma empresa, desde sua simples ideia até a entrada em operação e posterior evolução, obedece ao seguinte fluxo:
  1. Ideia inicial
  2. Desenvolvimento da ideia no mercado
  3. Identificação de fornecedores
  4. Negociações precedentes à entrada em operação 
  5. Nascimento 
  6. Sobrevivência

Análise do Mercado





Portanto para que você possa transformar seu sonho em realidade, uma das primeiras providências é certificar-se de que sua ideia tem condições de prosperar. Para isso, em seu plano de marketing, tente responder às questões abaixo, sendo o mas rigoroso possível com as respostas. Afinal, a sua ideia envolverá um responsabilidade com o seu futuro e o de quem mais estiver envolvido no negócio, seja empregado, seja sócio, que pode ser uma pessoa da sua própria família ou de seu círculo de relacionamentos. Vamos às questões:



  • Quem serão seus clientes?
  • Qual é a estratégia que você adotará para atrair a clientela e se manter no mercado?
  • O mercado existente é suficiente para absorver o seu produto ou serviço?
  • Por que os clientes irão preferir adquirir o seu produto ou serviço?
  • Quem serão os seus concorrentes mais diretos?
  • Como será o desempenho dos seus concorrentes?
  • Como você irá superar o desempenho dos seus concorrentes?
  • Sua venda será direta ao cliente ou você fará parcerias com distribuidores?
  • Quem serão os seus distribuidores?
  • Que tipo de acordo você fará com os distribuidores?
  • Quem serão seus principais fornecedores?
  • Que tipo de acordo você fará com os fornecedores?
  • Onde estará localizado o seu negócio? Por quê?
  • Que veículos de promoção você usará para divulgar o seu negócio?
  • Qual é o custo de cada tipo de veículo de promoção do seu negócio?
  • Que parceria você poderá fazer com os diferentes veículos que irão promover seu negócio?
  • A que preço será vendido seu produto ou serviço?




É evidente que a lista acima não esgota todos os pontos relacionados ao mercado em que você pretende atuar, no entanto, por si só, constitui uma boa indicação do tipo de análise que você tem de fazer para poder minimizar o risco inicial de entrar no mercado. 
Tente explicar a fundo essa questão de mercado. Inclusive, procure pesquisar prováveis compradores de seu produto ou serviço, tentando dimensionar quantidades: quanto cada um estaria disposto a consumir, qual é a época mais provável de compra, caso seu produto ou serviço não apresente uma demanda por impulso etc. Essas são informações indispensáveis para que você possa avaliar melhor as perspectivas de sucesso do seu negócio.
Lembre-se de que é melhor gastar um bom tempo antes de começar a operar do que correr riscos desnecessários. Embora o risco de iniciar um novo negócio sempre exista, tenha a certeza de que a possibilidade de minimizá-lo é diretamente proporcional ao tempo que você gasta pesquisando antes de iniciar as operações. O mais importante empreendedor do Brasil Império, o Barão de Mauá, só iniciava um novo negócio após pesquisar pacientemente as oportunidades de sucesso. Ele chegou a ter mais de 17 empresas espalhadas em seis países, há mais de 150 anos. E naquela época, qualquer pesquisa demandava um enorme tempo até sua conclusão.
Da mesma forma, os grandes conglomerados internacionais só investem na expansão dos negócios em outros países após estudar detidamente as características sociais, políticas e econômicas desses países. Isso também ocorre com empresas multinacionais que já estão instaladas em um país em um país e desejam expandir-se. Nenhuma decisão é tomada sem antes analisar as possibilidades de expansão de seus negócios em determinada área.
É comum que, na hora de explorar melhor uma ideia e no afã de ver logo o seu negócio iniciar a operação, o empreendedor decida por implementá-lo. Ele acaba negligenciando alguns pontos importantes que podem justificar ou não a entrada da empresa no mercado.
Tente imitar os bons exemplos e antes de iniciar o seu negócio, amadureça a sua ideia. Busque no mercado todas as informações que são necessárias para balizar a sua decisão. Lembre-se de que entusiasmo demais pode atrapalhar.
Tente ser sensato na hora de decidir e jamais permita que a emoção se suponha à razão.
Os tópicos aqui levantados aqui levantados como fonte de referência para o início de seu negócio na realidade, devem responder a duas perguntas básicas:

  1. De quem e como comprar?
  2. Para quem e como vender, manter e expandir as vendas?

O Barão de Mauá, principal empreendedor do Brasil Império, com várias empresas em vários países, amadurecia suas ideias exaustivamente antes de iniciar qualquer negócio.

      
Projeto do Produto / Processo


Para que a sua ideia seja traduzida em negócio, é fundamental que você conheça o tipo de produto ou serviço que obedecerá ao mercado e como é o processo de sua oferta. Essas informações o ajudarão a identificar se o seu produto ou serviço conta um diferencial de oferta em relação à concorrência. Lembre-se de que o sucesso de oferecer algo que já exista, porém de forma diferente, de modo mais criativo.
Se você conhecer bem o seu processo de fabricação, já será um bom passo para adotar criatividade. Além disso, pode ser de grande valia na luta por um lugar mais significativo diante da concorrência. Muitas vezes, pequenos detalhes no processo de fabricação podem fazer grande diferença. 

Produto e Processo



Você tem que saber descrever o produto ou serviço de sua venda. O seu cliente em potencial deverá ter uma perfeita noção do tipo de produto ou serviço que você está oferecendo ao mercado. 

Produtos ou serviços que requerem um grau de sofisticação tecnológica maior em sua produção vão exigir uma descrição mais pormenorizada do que aqueles que dependem de um processo produtivo mais simples. Assim, por exemplo, descrever a operação de uma usina nuclear requer um grau de detalhamento muito maior do que pormenorizar as etapas envolvidas em uma panificadora.
Não tenha medo de fornecer uma explicação detalhada do seu processo produtivo de produto ou serviço. É melhor extrapolar nas explicações do que deixar de informar. Para que o consumidor possa avaliar melhor a compra, é fundamental apontar as aplicações de seu produto ou serviço.
Outro ponto a ser destacado diz respeito à disponibilidade para venda, o momento certo, dos produtos ou serviços, ou seja o que deve ser feito para que os produtos ou serviços estejam prontos para serem comprados no momento certo? Talvez haja necessidade de investir um pouco mais em pesquisa e desenvolvimento de produto.   


Direito e Propriedade


O Direito de Propriedade também é fundamental na questão do produto e processo. Para que ninguém se aproprie de sua ideia, é necessário que você a registre no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que é o órgão encarregado de fazer valer o seu direito. Uma vez registrada a sua ideia ou marca, ninguém mais pode adotar aquele processo. Você é o detentor do processo e o uso por terceiros é passível de punição legal.
É comum acontecer a disputa por marcas. Por isso, tenha a certeza de que a sua marca está devidamente protegida no INPI. Há inúmeros exemplos na vida real de empresas que usaram indevidamente a marca que pertencia a terceiros.


Concorrência


Finalmente, não se esqueça de comparar seu produto, processo, ou serviço com os equivalentes da concorrência. Quais são as vantagens e desvantagens de seu produto ou serviço em relação aos da concorrência?
Quais são as conclusões que você pode tirar dessa comparação? Afinal, o seu produto ou serviço tem ou não oportunidades de enfrentar e ganhar da concorrência? Se a sua resposta for sim, saiba claramente por que isso ocorre. Caso você conclua que seu produto ou serviço não tem condições de se sobrepor à concorrência, que procedimentos você deve adotar para reverter essa expectativa?
São esses os principais tópicos que gostaríamos de ressaltar na questão do produto e processo. Não esqueça que uma boa descrição desse fluxo pode significar,por exemplo, a obtenção de um financiamento bancário ou a conquista de um grande cliente.
Em suma, poderíamos resumir os principais tópicos relativos ao produto e/ou processo da seguinte forma:

Descrição dos produtos ou serviços

1. Situação dos produtos ou serviços
2. Direito de Propriedade
3. Comparação com os produtos ou serviços da concorrência.


  

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