quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O Valor Agregado

Apresentar o conceito de valor de um produto ou serviço e como ver o negócio sob a ótica da competitividade de mercado





Como já vimos, o termo Valor é conhecido desde o tempo de Aristóteles (384-322 a.C.), quando este filósofo determinou um conjunto de valores. Alguns deles são:

  • Valor Moral
  • Valor Religioso
  • Valor Econômico
  • Valor Social

Sob a ótica dos negócios, o valor que nos interessa é o Valor Econômico.
O Valor Econômico de um produto ou serviço se divide em quatro outros tipos de valores:

Valor de Uso é referente ao grau de utilidade que o produto ou serviço apresenta para o consumidor.

Valor de Estima corresponde aos aspectos incorporados ao produto ou serviço, tais como beleza, aparência, status etc.

Valor de Troca é a capacidade que um produto ou serviço apresenta de ser trocado por outro bem ou seu equivalente monetário.

Valor de Custo representa o esforço dispensado para que um produto ou serviço seja colocado no mercado.


Do ponto de vista econômico, um produto ou serviço apresenta grande valor quanto maior for seu valor de uso, de estima e de troca e quanto menor for seu valor de custo.


Para que possamos melhor entender a noção de valor agregado, tomemos como exemplo do setor automobilístico. Suponhamos que você deseja adquirir um automóvel zero quilômetro do tipo "carro popular". Ao identificar os produtos disponíveis, você encontra o Gol, o Fiat Uno e o Corsa.

Cada um deles tem um conjunto de funções similares, porém com desempenhos diferenciados.

Se, a título de exemplo, consideramos os seguintes preços para os modelos básicos:





Qual dos três modelos apresenta maior valor para você?

Suponhamos agora, que o preço dos três modelos apresentados seja igual:

R$ 15.500,00. Sua escolha anterior continua a mesma? Com certeza, algumas pessoas trocariam de opção. Sobretudo, porque com um menor preço, aumentaria o valor para o consumidor dos automóveis Gol e Fiat Uno. Conclui-se, com esse exemplo, que o que atrai o consumidor para determinado produto é o seu Valor Agregado.

Postura de uma empresa em relação ao mercado

Toda empresa deve manter uma postura clara e definida em relação ao mercado. Com isso, podemos classificar as empresas em quatro grandes grupos, de acordo com sua postura diante do mercado e sua visão dos seus processos internos. Veja a figura abaixo:

Mercado/Clientes


Empresa
Amigável
Empresa
Competitiva
Empresa
Adversa
Empresa
Burocrática



Postura das empresas diante do valor agregado

As empresas Adversas não se diferenciam nem pela forma de atendimento aos clientes, nem pela organização de seus processos internos. A falta de um compromisso com o mercado, somada ao despreparo na execução de seus processos, conduz esse tipo de empresa a desaparecer rapidamente do mercado.
Outro tipo de empresa é aquela que domina e mantém sob controle todos os seus processos internos. São conhecidas como empresas Burocráticas ou voltadas para dentro, esquecendo-se de que os resultados de sua atividade serão consumidos e avaliados pelo mercado. Normalmente, esta postura era mantida por empresas que dominavam certa tecnologia avançada e escassa no mercado.
O caso oposto são as empresas do tipo Amigável, que concentram todos os seus esforços para buscar a satisfação total dos clientes. Embora bem-intencionadas, seus processos internos são fracos, pouco confiáveis e não conseguem atender às exigências solicitadas.
Todo esforço gasto para agradar aos clientes é desperdiçado pelo não cumprimento das promessas feitas. Certamente você conhece esse tipo de empresa: são as que prometem maravilhas, mas quando você recebe o produto ou serviço, fica desapontado.
Por último, encontra-se a classe de empresas que mantém um equilíbrio entre a satisfação das expectativas do consumidor e a organização interna dos seus processos produtivos e administrativos. São empresas Competitivas, preparadas para enfrentar os desafios e que possuem as maiores oportunidades de se manterem por longo tempo no mercado.
Você lembra o que acontecia no Brasil, na época em que não podíamos importar produtos estrangeiros? Até bem pouco tempo atrás, a baixa qualidade e os altos preços dos produtos eram fatos comuns. Hoje, com o mercado mais aberto e globalizado, os produtos estrangeiros concorrem diretamente com os nacionais. As empresas viram-se obrigadas a aprimorar a qualidade de seus produtos e diminuir seus custos de transformação para poderem sobreviver no mercado.
A palavra de ordem é "fazer o produto ou serviço certo", ou seja, aumentar o Valor Agregado de seu produto ou serviço para o consumidor. Vemos portanto, que uma das formas de escapar da concorrência acirrada que existe hoje no mundo dos negócios é manter uma postura pró-ativa em relação à inovação de produtos e serviços.



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