sábado, 5 de dezembro de 2015

Finanças e Custos




Introduzir o conceito de finanças e custos e a importância dessas ferramentas para uma administração eficaz de negócios.

Controlar as finanças é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quanto a empresa tem a pagar e a receber. quando e para quem parecem ser indagações lógicas que o empreendedor tem sempre de fazer a si próprio. Só assim, ele conseguirá nortear as ações de sua empresa. Afinal, se as finanças da casa não estiverem sob controle, todo o restante mais cedo ou mais tarde desmorona.

De olho nos custos

Se você está pensando em desenvolver uma ideia e transformá-la em empresa, jamais pense em fazer alguma coisa se não tiver a perfeita noção de quanto vai custar e, o que é mais importante, se você vai poder arcar com esses custos. Não deixe que o entusiasmo embote sua razão.

Os custos ocupam um lugar de destaque na gerência financeira. É que, se eu sei quanto custa o meu produto ou serviço, sei que não devo vendê-lo abaixo do custo, pois isso seria prejuízo. Vender, só com lucro. É claro que, para determinar o preço ideal de um produto ou serviço, não é só a gerência financeira à que devemos recorrer. Escutar o que o mercado aceita também é importante. Mas isso já é uma outra história.

O conceito mais simples de finanças é o seguinte:

Finanças é tudo aquilo que se traduz em números e revela o desempenho de um empreendimento.

Assim, por exemplo, as decisões financeiras de curto e longo prazos são analisadas em finanças. O capital de giro, o balanço, as demonstrações de lucros e perdas, o balanço de fontes e aplicações, a captação de recursos no mercado financeiro, todos esses aspectos são analisados pela gerência financeira. Saber o que são custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, determinar o ponto de equilíbrio em que o custo é igual à receita total, determinar o custo do dinheiro que tomamos emprestado, tudo isso e muito mais faz parte do estudo das finanças.

Componentes Patrimoniais 

Em geral, quando se quer dimensionar a saúde econômica de uma empresa, refere-se ao patrimônio como uma fonte de mensuração. Mas o que vem a ser patrimônio? Em termos contábeis, dizemos que Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que uma empresa ou cidadão possui.

Portanto, a equação básica do patrimônio tem o seguinte formato:


Patrimônio = Bens + Direitos - Obrigações


Os bens e direitos constituem o lado positivo do patrimônio e são chamados de Ativo. As obrigações constituem a parte negativa do patrimônio e são conhecidas como Passivo.

Bem é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade humana, por exemplo, um automóvel, um prédio, dinheiro. Os bens podem ser móveis e imóveis. Referem-se, respectivamente, a tudo que pode ser removido sem prejuízo, como utensílios, máquinas, dinheiro, veículo e tudo que não pode ser removido, como terrenos, casas.

Quanto a Direitos, sempre que você ouvir essa expressão em finanças, tenha a certeza de que se está falando de títulos de crédito a receber, direito de propriedade sobre marcas comerciais, salários a receber e outros.

O conceito de Obrigações é o oposto do de direitos, pois significa dívidas a pagar para terceiros. Entre elas, estão os salários dos empregados e as contas referentes a algum título de crédito que outras pessoas detêm e que nós somos responsáveis pelo pagamento.

Então, bens, direitos e obrigações são chamados componentes patrimoniais.

Resumidamente, podemos representar o patrimônio da seguinte forma:


Ativo
Passivo
Bens e Direitos
Obrigações

Situação Patrimonial Líquida

Patrimônio Líquido 

Para medirmos a verdadeira situação de uma empresa, temos de considerar a relação que existe entre ativo e passivo. Se o que a empresa possui é superior ao que deve, é evidente que ela está em uma posição confortável, ou seja o ativo da empresa é superior ao passivo. Quando essa relação expressa um resultado positivo, diz-se que a empresa apresenta Patrimônio Líquido.

Passivo a Descoberto

Quando a relação acima for negativa, isto é, a empresa deve mais do que tem, diz-se que ela possui o passivo a descoberto. Significa que a empresa não possui o suficiente para cobrir todas as dívidas.

Vamos detalhar um pouco mais as contas de ativo e passivo para que você possa analisar o desempenho de uma empresa quando se deparar com o que chamamos de Balanço. Este, nada mais é do que a representação detalhada do patrimônio. Em geral, existem as seguintes contas:

Balanço da empresa ABC


Ativo                                               R$
Passivo                                           R$
Dinheiro em caixa                       9.180
Contas a pagar                       188.512
Dinheiro em  bancos                 10.000
Empréstimos                             56.047
Contas a receber                      26.438
Capital                                       60.000
Estoque                                   316.602
Lucros Retidos                        146.080
Terreno                                     22.600

Prédios e Equipamentos           65.819

Total                                       450.639
Total                                       450.639


É evidente que há outras contas que não foram consideradas no exemplo acima. Entretanto, a relação que está refletida é o bastante para nossa compreensão do que ocorre na vida prática.

É interessante notar que o balanço sempre fecha com a soma dos bens ativos, sendo igual a soma das obrigações do passivo. Se somarmos o total do ativo e procedermos da mesma forma com as obrigações do passivo, ou seja, contas a pagar mais empréstimos, provavelmente obteremos uma situação confortável para a empresa. Essa seria a situação normal de uma empresa com o ativo sendo maior que o passivo. A diferença maior do ativo é compensada pelo capital e lucros suspensos. Um exemplo torna mais clara a explanação.
Portanto, o que se verifica no balanço da ABC é que, se subtrairmos do ativo o valor das obrigações (contas a pagar mais empréstimos), obteremos exatamente a soma do capital com os lucros retidos que entram para balancear o balanço. Experimente fazer essa conta só para confirmar.
Os conceitos que aqui foram desenvolvidos têm por objetivo familiarizá-lo com os balanços empresariais, de forma que você possa avaliar se uma empresa está saudável ou não em termos financeiros. Esses conceitos, além de o ajudarem a entender um pouco mais de finanças, serão úteis mais tarde, quando você estiver desenvolvendo o Plano de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário