sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Plano de Negócios



O plano de negócios é dividido em partes que obedecem a uma sequência lógica. Em primeiro lugar, vem a parte qualitativa e, a seguir, a quantitativa. 
Dito isto, vamos ao que interessa, começando pela capa:





Tarefa 1: Introdução

Conteúdo

Nesta parte você terá de descrever a atividade principal de sua empresa e definir as metas que pretende atingir. Definir a partir de quando a empresa terá lucro em um horizonte de cinco anos pode ser uma boa ideia. Afinal, um horizonte de longo prazo mostra que a empresa veio para ficar e distingue-a das outras que. além de não terem um plano de negócios, provavelmente tenham no curto prazo seu horizonte maior.

Principais atividades da empresa 

Descrever a sua atividade principal.



Produto/Área do Serviço: Citar o principal produto ou a área em que se irá prestar serviços.

Exemplo:

1. Produto: Calçados
2. Área do Serviço: Engenharia Civil


Metas da empresa:

Descrever as metas que se pretende atingir em relação à empresa, como início das atividades, produção, investimentos a serem efetuados nos próximos anos ou períodos.

Tarefa 2: Descrição do Negócio

A descrição do negócio fornece um histórico e outras informações sobre o início de seu negócio e sua situação atual ou, no caso de proposição de um negócio, como e quando planeja iniciá-lo.

Você sabia 80% dos novos empreendimentos que iniciam a operação comercial no Brasil não conseguem celebrar aniversário de dois anos?

Tal fato ocorre basicamente por dois motivos:

1. Falta de uma avaliação mais profunda do negócio antes de iniciar
2. Falta de preparo do empreendedor


Tarefa 3: Descrição dos Produtos ou Serviços

A descrição dos produtos ou serviços é importante para que você venda sua ideia a investidores. É também interessante para comparar com a concorrência e tentar perceber o que eles estão fazendo de errado. Nessa comparação. você pode sair ganhando na medida em que percebe os erros e tenta fazer diferente.

Conteúdo:

Conforme já vimos, os seguintes tópicos são importantes na descrição dos produtos:

1. Descrição dos produtos e/ou serviços: Explique o que você venderá. Seja específico. O leitor deve ter mais do que uma vaga ideia de seus produtos e/ou serviços. Quanto maior for a tecnologia envolvida no seu produto ou serviço, maior terá de ser a explicação.

2. Situação de seus produtos e/ou serviços: Seus produtos ou serviços estão disponíveis para venda no momento? Caso não estejam, o que precisa ser feito para desenvolvê-los? Se você está vendendo um produto, ele requer algum aperfeiçoamento? Mais pesquisa e desenvolvimento?

3. Direito de Propriedade: Seu produto ou serviço está patenteado? Isso representa alguma vantagem sobre a concorrência? E com relação à sua marca, ela já possui o ok do INPI?

Direito de Propriedade: verificar "O Produto e o Processo - Propriedade Industrial" e "Aspectos Legais".

4. Comparação com produtos e/ou serviços concorrentes: Identifique os produtos e/ou serviços que você acredita que competirão com os seus. Quais são as vantagens do seu produto/serviço em relação à concorrência? E quais as desvantagens?

Tarefa 4: Clientes 

O objetivo desta tarefa é identificar o mercado para o qual você pretende vender, qual o tipo de consumidor esperado e qual é a quantidade aproximada. Essas são informações que você deve obter antes de se aventurar e iniciar suas atividades.

Conteúdo

Tente responder às seguintes perguntas:

a) Quais e quantas pessoas estarão interessadas no nosso tipo de produto/serviço?

b) Onde trabalham e residem essas pessoas?

c) Qual é a principal razão que as levará a comprar nossos produtos?

1. Classe Social: Deverá identificar a classe social do seu público-alvo, ou seja: a classe social das pessoas às quais pretende vender os produtos ou serviços.

2. Área do mercado consumidor: Deverá identificar a área onde está o seu mercado consumidor, se no bairro, na cidade, em todo estado etc.

3. Tamanho aproximado do mercado consumidor: Deverá estimar aproximadamente a quantas pessoas seu público-alvo corresponde, ou seja, o número de compradores em potencial de seu produto. 

4. O público-alvo: Definir a que tipo de público seu público seu produto atende, ou seja, se seu produto está destinado a atender a homens, mulheres, ou ambos.

5. Faixa Etária: Definir a faixa etária de seu público-alvo.

6. Motivo que levaria as pessoas a comprar seu(s) produto(s) ou serviço(s): Explicitar a razão dos seus consumidores em relação ao consumo de seu produto, em relação à qualidade, à estética, à utilidade, ao valor etc.

Tarefa 5: Concorrência

Observe a concorrência para aprender e identificar onde há erro.

Conteúdo 

Procure responder às seguintes questões:

1. Quem são os nossos concorrentes?
2. Quando iniciaram?
3. Quais são suas vendas mensais?
4. Que vantagens podemos oferecer a mais que nossos concorrentes?

Tarefa 6: Localização

Conteúdo

Se o seu negócio for uma venda a varejo, atendendo à compra por impulso, é melhor que sua localização esteja junto a seu público consumidor. Uma pizzaria não pode ficar escondida, não é verdade? Mas se o seu negócio for uma fábrica de parafusos, não há necessidade de ser  localizada bem no centro da cidade. Pode ser um pouco mais afastada que não vai fazer muita diferença. 
O ideal é que, dependendo do tipo de negócio que você se proponha a abrir, sua pesquisa pela localização esteja de acordo com o tipo de público consumidor. Há outros fatores também que você deverá levar em consideração. Entre eles, podem-se citar a proximidade de fontes de mão-de-obra, facilidade de transporte de pessoal, preço, tamanho do imóvel. Trata-se, enfim, enfim, de um número de detalhes importantes que irão depender do tipo de negócio e de seus planos de expansão para o futuro.

1. Localização: a empresa estará localizada em um bairro de: (citar o tipo de bairro onde se encontra sua empresa. Um bairro é classificado como sendo de: classe baixa, classe média-baixa, classe média, classe média-alta e classe alta).

2. Motivo: devera descrever a razão pela qual você escolheu este bairro para a localização de sua empresa, Seja claro e objetivo     

Exemplo:

Localização

Nossa empresa será localizada em um bairro comercial, voltado à classe média-alta, de preferência em uma rua de fácil acesso e onde haja disponibilidade de transportes e de estacionamento.

Tarefa 7: Determinação de Preços

Conteúdo 

Nesta tarefa, você deve considerar sua política de fixação de preços. Dentre os fatores, destacamos:

1. Custos 

Consulte qual é o custo de produção dos seus produtos  ou serviços.

2. Concorrência

Após calculado seu custo, faça uma comparação com a concorrência e com o seu público-alvo. Reflita: o meu público aceita um preço mais alto? Ou meus prováveis consumidores pertencem a um público de renda mais modesta?

Tarefa 8: Marketing

É tempo de refletir de que maneira você atingirá seu público-alvo. Afinal, você está iniciando seu negócio e quer que todos saibam da novidade.

Conteúdo

Use sua criatividade para atingir o público-alvo. Não esqueça que, para que um pequeno negocio seja notado, é preciso de muitas ideias criativas. Use os meios à sua disposição, como folhetos, cartazes. anúncios em jornais e revistas especializados, anúncios em Outdoors , Home Page na Internet, propaganda em Rádio, propaganda em Televisão etc.
O mais importante é saber que, em seus custos, você deve incluir uma verba para propaganda. tente fazer um fundo para propaganda e planeje suas atividades neste campo.
Lembre-se de que toda propaganda ou vinculação em rádios, jornais etc., existe um custo que terá de ser avaliado.
Esteja preparado para atender ao público-alvo no momento em que ele se acostumar a comprar. Haverá sempre momentos de pique e momentos mais tranquilos.

Tarefa 9: Pessoal~Chave  

Conteúdo

Descreva quem são os proprietários e faça um pequeno resumo das qualificações de cada um. Além disso, descreva as qualificações dos colaboradores-chave.

Exemplo  

1. José da Silva - Proprietário, Diretor Comercial.

Todas a responsabilidade pela divulgação e parte comercial da empresa ao público. Pessoa bastante experiente nesta área, sendo que trabalha há mais de 15 anos.

2. João da Silva - Proprietário, Diretor Financeiro

Responsável pela contratação de empregados e pelo controle financeiro da empresa.

3. Antônio da Silva - Proprietário, Diretor Executivo 

Será responsável pela parte de manutenção e administração de materiais e mão-de-obra. Possui mais de 20 anos de experiência na função.

Tarefa 10: Fornecedores 

Conteúdo 

O objetivo é determinar os fornecedores dos insumos de que você necessitará, os preços e de que forma os mesmos irão receber pagamento. Pesquise, pesquise e pesquise para determinar os melhores fornecedores.

Negocie:

Lembre-se de que, da mesma forma como seus clientes devem ser tratados como rei, a sua empresa também é rei perante o seu fornecedor. Afinal, há inúmeros fornecedores disputando as suas compras.

Tarefa 11: Produção

Explique o processo e o equipamento utilizado para fabricar seu produto. Se seu produto for serviço, não haverá a necessidade de descrever esta tarefa. Porém, se o seu processo for de fabricação, forneça todas as informações importantes.
Se o seu processo for muito complexo, será aconselhável incluir um desenho que demonstre o fluxo de produção. Não esqueça de incluir a parte referente aos equipamentos.

Tarefa 12: Projeção de Vendas 

Conteúdo

A previsão do volume de vendas, antes de iniciar o negócio, além de difícil, pode revelar-se frustante após a abertura das portas. Se fosse fácil prever vendas, haveria poucos negócios falidos. Ainda assim, esta é uma tarefa indispensável.
Dentre os métodos utilizados para fazer a previsão das vendas, podemos destacar os seguintes: 

1. Método Empírico: É o caso das franquias. Em geral, o franqueador faz o estudo do local e informa que nível de vendas você pode esperar, baseado na contagem do tráfego, na população da área ou em outras variáveis importantes.

2. Comparação com negócios similares: Se você obtiver informações sobre as vendas de seus concorrentes ou negócios similares similares em outros mercados, poderá utilizar esta informação em sua projeção de vendas.

Na verdade, não há um método que signifique 100% de acerto. Projetar vendas depende de vários fatores, entre eles o principal, que é o desejo do consumidor com toda a sua imprevisibilidade.

Devem-se fazer, no mínimo, duas projeções de vendas:

a) Otimista: naquela em que você irá simular vender toda a sua produção, ou seja, tendo bons piques de vendas.

b) Pessimista: naquela em que você irá simular vender apenas parte de sua produção, ou seja, vendas baixas e períodos desfavoráveis 

Mas não significa que você venha a demonstrar prejuízos, pois nenhuma empresa pode operar com prejuízos. Deve-se demonstrar o ponto de equilíbrio de vendas.

Tarefa 13: Projeção de Custos

Os custos podem ser divididos em iniciais e operacionais.

Em geral, são os seguintes os custos iniciais:

a) Custos iniciais:

1. Móveis e equipamentos - São os móveis de escritório, computadores, estantes etc.
2. Despesas relacionadas ao prédio e terreno
3. Honorários profissionais e taxas legais
4. Propaganda 
5. Máquinas etc

É evidente que você terá de pesquisar com bastante atenção todos os custos que representem o seu investimento inicial.

Os custos operacionais incluem.

b) Custos operacionais:

1. matéria-prima
2. mão-de-obra
3. serviços e outros

Da mesma forma, tente projetar os custos com venda de seus produtos, tais como: armazenamento, desconto, propaganda, promoção, despesas gerais e qualquer outro tipo de despesa.
É muito importante fazer o que se chama de memória dos custos e receitas, ou seja, explicar que critérios foram usados para se chagar aos valores projetados. Além de importante, a memória dá credibilidade aos seus cálculos.

Tarefa 14: Projeção de Fluxo de Caixa 

Conteúdo

Conforme já vimos, o fluxo de caixa é um espelho do que ocorrerá com a empresa em relação ao que ela tem a receber e o que tem a pagar. Ele é fundamental para que você tenha um perfeito entendimento do que está ocorrendo com o seu negócio.
Também é importante incluir no fluxo de caixa uma memória das contas que fazem parte dele, a fim de que ele possa ser controlado e ter credibilidade.  

Tarefa 15: Anexos

Conteúdo

Esta é a parte final. Nos anexos, você terá de colocar toda a documentação  que dá respaldo ao seu projeto, tais como curriculum vitae das pessoas-chave, contratos de aluguel, contratos com fornecedores,autorizações etc.
Você chegou ao fim de seu plano de negócios. Se você criterioso, está de posse de uma ferramenta que poderá respaldar sua busca por parcerias, seja através de sociedade, seja através de financiamentos. 
Entretanto, o principal é que o seu negócio agora possui uma bússola para a sua orientação. Use essa bússola sempre para evitar que o seu empreendimento perca o rumo da propriedade.

Boa Sorte!


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