sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Orçamentação de Capital


A orçamentação de capital envolve todo o processo de se projetarem aplicações cujos retornos estão previstos acontecer em período superior a um ano. Exemplos óbvios de capital são aplicações em terrenos, prédios e equipamentos. Porém, gastos com propaganda ou promoções que se estendam além de um ano, também podem ser considerados nesta conta. Da mesma forma, são incluídos os gastos com pesquisa e desenvolvimento que, em geral, ultrapassam um ano.
Embora em termos de orçamento, planejar os gastos com capital não seja nenhuma novidade. a decisão de aplicar em capital deve ser uma preocupação estratégia do empresário. Um sem número de fatores convergem para fazer com que a orçamentação de capital seja talvez a mais importante decisão gerencial. Além disso, toda a empresa, produção, marketing e demais setores são afetados por essas decisões. 


Decisão Estratégica

Por ser uma decisão que afetará o futuro da empresa, o empresário precisa ter uma excelente visão de longo prazo que, muitas vezes, pode não acontecer.
Trata-se de uma decisão estratégica. Por exemplo, a compra de um ativo que possui vida útil de dez anos deve ser muito bem pensada.
A compra de um ativo de longo prazo está relacionada com a possibilidade de expansão das vendas. Portanto, aí começam os problemas. Como projetar vendas para os próximos dez anos é a pergunta que o empresário faz, principalmente o de pequena empresa. Se a previsão falhar, o investimento poderá ter sido superdimensionado ou subdimensionado, refletindo na produção da seguinte forma: ociosidade muito pronunciada ou, ao contrário, insuficiência para atender à futura demanda.

Uma previsão equivocada em ativo fixo pode representar um ônus muito pesado para a empresa. Se o investimento foi superavaliado, ele incorrerá desnecessariamente em altos gastos. Por outro lado, se ela não aplicar o suficiente em capital, corre duplo risco: em primeiro lugar, não conseguirá acompanhar a concorrência e, depois, se não possuir a capacidade instalada adequada, perderá uma boa fatia de mercado.

Correndo atrás do Prejuízo


Para recuperar um mercado, os gastos serão muito maiores. Em geral, a empresa tem de investir pesado na estrutura de vendas. Inclusive com reduções de preços que, se não forem muito bem avaliadas, poderão representar uma perda irrecuperável para a empresa. Se a redução de vendas permanecer por muito tempo, a empresa corre o risco de nunca mais recuperar sua margem de lucro anterior. O consumidor se recusará a compra os produtos por um preço mais alto do que estavam sendo praticados durante tanto tempo.
Para se construir uma rede de clientes interessados em seu produto, leva tempo. Para destruir esta rede, pouco tempo é requerido.



Hora Certa de Investir


Outra preocupação que o empresário deve ter com relação a investimentos em capital é que a compra do bem deve ocorrer no tempo certo. Se ele não se programar, ele perderá a possibilidade de crescer.
Se uma empresa estiver tendo um excesso de demanda que não pode atender, em geral, solucionará esse problema alugando instalações e equipamentos. Produzir com a capacidade máxima pode representar um risco muito grande de esgotamento. 
Quando a empresa resolver, na pressão do mercado, adquirir as máquinas e equipamentos para atender a demanda, precisará ainda de um tempo até conseguir movimentar com eficiência a nova estrutura. Essa fase de adaptação ao novo equipamento pode se revelar desastrosa. É que, nesse meio tempo, a concorrência pode já estar preparada e colocar por terra todo o seu investimento em ativo fixo. 
Se a decisão de comprar novas máquinas, equipamentos e instalações tivesse ocorrido há mais de um ano, a situação seria outra. Provavelmente, a empresa não iria incorrer em pesadas perdas, que certamente incorrerá se não planejar adequadamente e com bastante antecedência suas compras de capital.
Se não bastassem todas essas preocupações, o empresário também tem de planejar adequadamente a entrada de recursos que irá permitir a compra desejada. O orçamento de capital exige recursos pesados para se concretizar. Planejar antecipadamente passa a ser fundamental para que se consiga viabilizar os recursos desnecessários necessários. 
Esteja certo de que muitas empresas naufragam não porque possuem capital e equipamento em demasia, mas justamente o contrário. Embora a estratégia de se ter um parque de equipamentos modesto e reduzido possa ser útil em certos momentos, em outros, pode se revelar fatal. É quando a concorrência resolve se antecipar e investir onde você deixou de fazê-lo. Portanto, o orçamento de capital reúne as previsões de aplicações de recursos em bens de natureza de longo prazo e que por isso mesmo só apresentarão retorno após alguns anos. Em resumo, poderíamos destacar o orçamento de capital como sendo aplicações nos seguintes itens:

  • Terrenos e prédios
  • Máquinas e equipamentos 
  • Pesquisa e desenvolvimento
  • Outros investimentos
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário