terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sistemas de Informações Gerenciais

Conceito

Consiste no estudo, desenvolvimento e uso de SI (Sistemas de Informações) efetivos nas organizações.

Estes sistemas devem ser considerados em três níveis:
  • Empresa
  • Grupo de Trabalho
  • Indivíduo

Os SI envolvem diferentes tipos de pessoas, não só os gerentes.
A atividade de cada pessoa pode ser modelada como um processo de planejamento, organização e controle.

Exemplo de Sistemas de Informação Empresariais, de Grupos de Trabalho e Individuais




Sistemas de Informação Baseados em Computadores

Constituídos por pessoas, procedimentos, dados, programas e computadores.





Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs)

Sistemas de Informações Gerenciais facilitam o gerenciamento de atividades operacionais, produzindo periodicamente relatórios estruturados e resumidos.



Objetivo Essencial dos SIGs 

É o controle das atividades, podendo também ser utilizados para o planejamento e organização.

Sistemas de Apoio à Decisão (SADs)

Níveis de Decisão

Os níveis de decisão são:
  • Estratégico (Longo Prazo);
  • Tático (Médio Prazo)
  • Operacional (Curto Prazo)

1. Estratégico

Necessitam de amplas fontes de informação e flexibilidade na modelagem:
  • Dados corporativos;
  • Políticas globais de companhia e direções da organização;
  • Comunicação de ideias é um componente importante.

2. Tático 


Controlam recursos corporativos, como monitoração da performance do orçamento, para implantar e apoiar a estratégia da companhia. Não tratam os fatos rotineiros:
  • Dados sumarizados;
  • Alocar recursos para atingir objetivos.

3. Operacional

Precisa de feedback das unidades operacionais.

Dado: É qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.

Exemplos:
  • Quantidade de produção;
  • O número de equipamentos da fábrica.

Informação: Resultado da análise desses dados com o objetivo de definir ações.

Exemplos: 
  • Aumentar ou reduzir a produção;
  • Comprar ou não comprar de determinado fornecedor;
  • Fazer (produzir) ou comprar (terceiros).

Sistema de Informação: É o processo de transformação de dados em informações.
É quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que este é um sistema de informações gerenciais.





Sistema de Informações e as Necessidades Gerenciais 

Alta Gerência 

Estabelece Políticas e Objetivos:
  • Políticas estratégicas de longo prazo
  • Tomada de decisões estratégicas

Média Gerência 

Formula objetivos e planos operacionais, para implementar as estratégias, e toma decisões operacionais.

Gerência Operacional

Implementa os objetivos e planos operacionais, toma decisões de curto prazo e lida com as atividades do dia a dia.

Relação e Benefícios dos Níveis Administrativos

 Internos
  • Suporte para o planejamento estratégico
  • Suporte para o controle gerencial 
  • Suporte para o controle operacional

Externos
  • Melhoria da qualidade do produto
  • Melhoria da distribuição do produto




Executive Information Systems (Sistemas de Informação para Executivos - EIS)

São utilizados pelos executivos seniores para obter informações globais da organização. Apresentam os dados de maneira muito agregada, sendo possível detalhar os dados:

Visão Estratégica.

Características 
  • Gráficos
  • Interface Intuitiva
  • Integram várias fontes de dados
  • Com contextos (séries históricas, comparações, etc)
  • É essencial que as informações sejam atualizadas

Importância dos Sistemas de Informações Gerenciais para a Empresa
  • Redução de custos das operações;
  • Melhoria ao acesso às informações, permitindo elaboração de relatórios mais precisos e rápidos com menor esforço;
  • Melhoria nas tomadas de decisões;
  • Melhoria na estrutura organizacional para facilitar o fluxo de informações;
  • Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar acontecimentos não previstos.

Aspectos que Podem Fortalecer o Sistema de Informações Gerenciais na Empresa
  • Envolvimento adequado da alta e média administração com o SIG;
  • Competência por parte das pessoas envolvidas no SIG, e habilidade dos executivos da empresa para tomarem decisões baseados em informações, assim como a habilidade dos executivos da empresa em identificar a necessidade de informações, assim como a habilidade dos executivos da empresa em identificar a necessidade de informações;
  • Estabelecimento de normas e procedimentos;
  • Atualização de dados e informações relevantes;
  • A adequada relação de custo versus benefícios, custo abaixo dos benefícios.

Componentes Básicos do SIG

Todo SIG tem quatro componentes básicos que são: 

Entradas - dados que são obtidos por fontes internas e externas;

Processamento - fase em que os dados coletados são transformados, organizados e arquivados;

Saídas - relatórios, diagramas, quadros, displays ou resumos escritos, compilados e produzidos durante a fase de processamento;

Feedback - mecanismo de verificação e ajuste, que ajuda os gerentes a determinar que informações gerada é necessária.           

Elementos da Tomada de Decisão

1- Caracterizar o problema que está exigindo uma ou mais decisões para a sua solução;

2- Compreender o ambiente que cerca as decisões;

3- Identificar os impactos que essas decisões poderão provocar para a empresa.

Fases do Processo Decisório
  • Identificação do problema;
  • Análise do problema, a partir de informações consolidadas e dos subsídios sobre o problema;
  • Estabelecimentos de soluções alternativas;
  • Análise e comparação das soluções alternativas, através de levantamento das vantagens e desvantagens de cada alternativa, bem como da avaliação de cada alternativa com relação a eficiência e efetividade no processo;
  • Seleção de alternativas mais adequadas, de acordo como critérios preestabelecidos;
  • Implantação da alternativa selecionada, incluindo devido treinamento das pessoas envolvidas;
  • Avaliação da alternativa selecionada através de critérios devidamente aceitos pela empresa.

Esquema Básico do Sistema de Informações Gerenciais

Áreas Funcionais - Fim


Marketing: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.

Produção: é a função relativa a transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.

Áreas Funcionais - Meio

Administração Financeira: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamento e gestão dos recursos financeiros contábeis das operações realizadas nas empresas.

Administração de Materiais: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, a normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.

Administração de Recursos Humanos: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais, etc.

Administração de Serviços: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração de escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança, etc.

Gestão Empresarial: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.   



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