Consiste no estudo, desenvolvimento e uso de SI (Sistemas de Informações) efetivos nas organizações.
Estes sistemas devem ser considerados em três níveis:
- Empresa
- Grupo de Trabalho
- Indivíduo
Os SI envolvem diferentes tipos de pessoas, não só os gerentes.
A atividade de cada pessoa pode ser modelada como um processo de planejamento, organização e controle.
Exemplo de Sistemas de Informação Empresariais, de Grupos de Trabalho e Individuais
Sistemas de Informação Baseados em Computadores
Constituídos por pessoas, procedimentos, dados, programas e computadores.
Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs)
Sistemas de Informações Gerenciais facilitam o gerenciamento de atividades operacionais, produzindo periodicamente relatórios estruturados e resumidos.
Objetivo Essencial dos SIGs
É o controle das atividades, podendo também ser utilizados para o planejamento e organização.
Sistemas de Apoio à Decisão (SADs)
Níveis de Decisão
Os níveis de decisão são:
- Estratégico (Longo Prazo);
- Tático (Médio Prazo)
- Operacional (Curto Prazo)
1. Estratégico
Necessitam de amplas fontes de informação e flexibilidade na modelagem:
- Dados corporativos;
- Políticas globais de companhia e direções da organização;
- Comunicação de ideias é um componente importante.
2. Tático
Controlam recursos corporativos, como monitoração da performance do orçamento, para implantar e apoiar a estratégia da companhia. Não tratam os fatos rotineiros:
- Dados sumarizados;
- Alocar recursos para atingir objetivos.
3. Operacional
Precisa de feedback das unidades operacionais.
Dado: É qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
Exemplos:
- Quantidade de produção;
- O número de equipamentos da fábrica.
Informação: Resultado da análise desses dados com o objetivo de definir ações.
Exemplos:
- Aumentar ou reduzir a produção;
- Comprar ou não comprar de determinado fornecedor;
- Fazer (produzir) ou comprar (terceiros).
Sistema de Informação: É o processo de transformação de dados em informações.
É quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que este é um sistema de informações gerenciais.
Sistema de Informações e as Necessidades Gerenciais
Alta Gerência
Estabelece Políticas e Objetivos:
- Políticas estratégicas de longo prazo
- Tomada de decisões estratégicas
Média Gerência
Formula objetivos e planos operacionais, para implementar as estratégias, e toma decisões operacionais.
Gerência Operacional
Implementa os objetivos e planos operacionais, toma decisões de curto prazo e lida com as atividades do dia a dia.
Relação e Benefícios dos Níveis Administrativos
Internos
- Suporte para o planejamento estratégico
- Suporte para o controle gerencial
- Suporte para o controle operacional
Externos
- Melhoria da qualidade do produto
- Melhoria da distribuição do produto
Executive Information Systems (Sistemas de Informação para Executivos - EIS)
São utilizados pelos executivos seniores para obter informações globais da organização. Apresentam os dados de maneira muito agregada, sendo possível detalhar os dados:
Visão Estratégica.
Características
- Gráficos
- Interface Intuitiva
- Integram várias fontes de dados
- Com contextos (séries históricas, comparações, etc)
- É essencial que as informações sejam atualizadas
Importância dos Sistemas de Informações Gerenciais para a Empresa
- Redução de custos das operações;
- Melhoria ao acesso às informações, permitindo elaboração de relatórios mais precisos e rápidos com menor esforço;
- Melhoria nas tomadas de decisões;
- Melhoria na estrutura organizacional para facilitar o fluxo de informações;
- Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar acontecimentos não previstos.
Aspectos que Podem Fortalecer o Sistema de Informações Gerenciais na Empresa
- Envolvimento adequado da alta e média administração com o SIG;
- Competência por parte das pessoas envolvidas no SIG, e habilidade dos executivos da empresa para tomarem decisões baseados em informações, assim como a habilidade dos executivos da empresa em identificar a necessidade de informações, assim como a habilidade dos executivos da empresa em identificar a necessidade de informações;
- Estabelecimento de normas e procedimentos;
- Atualização de dados e informações relevantes;
- A adequada relação de custo versus benefícios, custo abaixo dos benefícios.
Componentes Básicos do SIG
Todo SIG tem quatro componentes básicos que são:
Entradas - dados que são obtidos por fontes internas e externas;
Processamento - fase em que os dados coletados são transformados, organizados e arquivados;
Saídas - relatórios, diagramas, quadros, displays ou resumos escritos, compilados e produzidos durante a fase de processamento;
Feedback - mecanismo de verificação e ajuste, que ajuda os gerentes a determinar que informações gerada é necessária.
Elementos da Tomada de Decisão
1- Caracterizar o problema que está exigindo uma ou mais decisões para a sua solução;
2- Compreender o ambiente que cerca as decisões;
3- Identificar os impactos que essas decisões poderão provocar para a empresa.
Fases do Processo Decisório
- Identificação do problema;
- Análise do problema, a partir de informações consolidadas e dos subsídios sobre o problema;
- Estabelecimentos de soluções alternativas;
- Análise e comparação das soluções alternativas, através de levantamento das vantagens e desvantagens de cada alternativa, bem como da avaliação de cada alternativa com relação a eficiência e efetividade no processo;
- Seleção de alternativas mais adequadas, de acordo como critérios preestabelecidos;
- Implantação da alternativa selecionada, incluindo devido treinamento das pessoas envolvidas;
- Avaliação da alternativa selecionada através de critérios devidamente aceitos pela empresa.
Esquema Básico do Sistema de Informações Gerenciais
Áreas Funcionais - Fim
Marketing: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.
Produção: é a função relativa a transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.
Áreas Funcionais - Meio
Administração Financeira: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamento e gestão dos recursos financeiros contábeis das operações realizadas nas empresas.
Administração de Materiais: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, a normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.
Administração de Recursos Humanos: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais, etc.
Administração de Serviços: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração de escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança, etc.
Gestão Empresarial: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informações.
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