sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Determinação da Amostragem

Universo: é o grupo composto por todos os elementos que se deseja pesquisar.

População: é a parte do universo formada por elementos que possuem característica em comum, de modo a permitir seu estudo. (Exemplo: Área Geográfica).

Amostra: é a parte da população que irá representá-la na coleta de dados.

Censo: é a pesquisa realizada com praticamente toda a população.

Ao fazer uma pesquisa é praticamente impossível coletar informações do todo (universo ou população).
Sendo assim, trabalha-se com uma parte desse todo (amostra) que deve representá-lo e conter as mesmas características deste.
Nas pesquisas de mercado, a maioria dos estudos é realizada a partir de amostras, sejam estas pessoas, empresas, famílias, lojas, etc.

Exemplo:
  • Universo - Todos os jovens universitários.
  • População - Todos os jovens universitários de uma determinada cidade.
  • Amostra - Os jovens que serão pesquisados. 

Tipos de Amostragem

Quando as amostras selecionadas não representam adequadamente a população em questão, dizemos que houve um erro amostral. 
Para evitar isso, é importante saber escolher o tipo de amostra mais adequado.
Podemos classificar as amostras em dois tipos:
  • Amostras Probabilísticas 
  • Amostras Não-Probabilísticas 

Amostras Probabilísticas

A amostra probabilística ocorre quando todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade, diferente de zero, de serem selecionados para compor a amostra.

Amostras Não-Probabilísticas

A amostra-não probabilística ocorre quando esta é selecionada utilizando critérios subjetivos do pesquisador, seguindo suas percepções e experiências anteriores.
Por não utilizar critérios probabilísticos, não é possível garantir a representatividade da população/universo.
Além disso, também não permite o estabelecimento da margem de erro, como nas pesquisas probabilísticas.
Por vezes, a facilidade ou o baixo custo faz com que o entrevistador adote critérios que prejudicam a representatividade do universo/população.
Fazer pesquisas em Shoppings Centers, Universidades, Praças Públicas, funcionários de uma determinada empresa ou qualquer outro lugar que possua grande número de pessoas, somente pela facilidade (a não ser que este seja o seu público-alvo) trará distorções nos resultados.



       

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