quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Avaliação de Alternativas de Investimentos

Teoria do Investimento de Capital

A teoria do investimento do capital tem por finalidade apresentar os principais aspectos a serem abordados na formulação de alternativas de aplicação de recursos de longo prazo por uma empresa.

Dados essenciais para avaliação

A primeira preocupação fundamenta-se na determinação de entradas e saídas de caixa do projeto.
Em geral, o tipo convencional de projeto envolve uma ou várias saídas iniciais representadas por investimento, despesas de instalação, etc ... seguidas por uma sequência posterior, de entradas de caixa, no sentido de se obter o retorno do investimento, através de lucro ou redução de custos.


Algumas aplicações de recursos a longo prazo
  • Compra de uma nova máquina;
  • Substituição de um equipamento por outro;
  • Construção de uma nova fábrica;
  • Abertura de uma nova linha de produtos e serviços;
  • Lançamento de um novo produto no mercado;
  • Tomada de decisões entre alugar ou comprar.

Dispêndio de Capital

Basicamente o estudo de avaliação de alternativa de investimentos, tem como base a avaliação de despesas de alto risco para a empresa, em que muitas vezes depende inteiramente do escalão maior para aprovar ou não determinados gastos assim como os acima mencionados. Então, considera-se que a análise de propostas de gastos de capital não é uma operação gratuita - é possível se obter benefícios, mas a análise relativamente detalhada, para outros devem ser utilizados procedimentos mais simples. Consequentemente, as empresas costumam classificar os projetos em categorias e depois analisam os que estão em cada categoria de modo um pouco diferente.

1- Reposição: manutenção do negócio. Uma categoria consiste de gastos para substituir equipamentos velhos ou danificados, utilizados na produção de produtos rentáveis.

2- Reposição: redução de custos. Esta categoria inclui gastos para substituir equipamentos aproveitáveis porém obsoletos. O propósito aqui é reduzir os custos de mão-de-obra, materiais e outros insumos, como eletricidade. Essas decisões são opcionais e geralmente é necessária uma análise mais detalhada.

3-   Expansão de produtos ou mercados existentes. Aqui estão incluídos gastos para aumentar a produção de produtos existentes ou expandir canais ou facilidades de distribuição em mercados correntemente atendidos. Essas decisões são mais complexas, pois exigem uma previsão explicita de crescimento da demanda. Como é provável que haja enganos, torna-se necessária uma análise mais detalhada, e a decisão de prosseguir  ou parar é tomada em um nível mais elevado dentro da empresa.

4- Expansão em novos produtos ou mercados. Esses são investimentos para produzir um novo produto ou expandir as operações em uma área geográfica atualmente não atendida. Esses projetos envolvem decisões estratégicas que poderiam modificar a natureza fundamental do negócio e normalmente exigem o gasto de grandes somas de dinheiro, cuja recuperação é demorada, Sempre é necessária uma análise detalhada e, a decisão final geralmente é tomada bem no topo - pela diretoria como parte do plano estratégico da empresa.     

De modo geral, as decisões de reposição, sobretudo dos investimentos de manutenção em instalações lucrativas exigem cálculos relativamente simples e apenas poucos documentos de apoio. É necessária uma análise mais detalhada para reposições na redução de custos., para expansão das linhas de produtos existentes e especialmente para investimentos em novos produtos ou ramos de negócios. Além disso, dentro de cada categoria os projetos são classificados de acordo com seus custos: investimentos maiores exigem análises cada vez mais detalhadas e aprovação em um nível mais alto dentro da empresa. Assim, ainda que um gerente de fábrica possa estar a autorizado a aprovar gastos de manutenção de até R$ 10.000,00 com base em uma análise relativamente simples, pode ser necessário que toda diretoria aprove decisões que envolvam quantias  acima de R$ 1 milhão ou expansão em novos produtos ou mercados.
Geralmente faltam estatísticas para decisões sobre novos produtos e, por esse motivo, aqui as avaliações criteriosas, em oposição a dados de custos detalhados, são especialmente importantes.

    

    

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