Ambiente Interno dos Negócios
Modelo de Sistema Aberto
Entrada > Saída: Empresa está perdendo dinheiro.
Entrada = Saída: Empresa em ponto de equilíbrio.
Empresa < Saída: Empresa está ganhando dinheiro.
Conceitos Básicos
Ambiente Externo - São fatores externos de uma organização que a influenciam.
Estão incluídos:
- Fatores Econômicos;
- Políticos;
- Sociais;
- Tecnologia Avançada.
Ambiente Interno - São fatores de uma organização que constituem seus recursos.
Estão incluídos:
- Fatores Financeiros;
- Físicos;
- Humanos;
- Tecnológicos.
Cultura Organizacional: A soma total dos valores, costumes, tradições e missões que fazem com que uma organização seja singular; muitas vezes chamadas de caráter de uma organização.
Ética de Negócios: Código de Ética Moral que guia as ações em negócios e que varia de acordo de acordo com a época, o local e a cultura.
Modelo de Sistemas Abertos: Uma visão da organização interagindo dinâmica e continuamente com seu próprio meio ambiente, ou seja, enquanto recebe insumo, age sobre este e gera produto.
Ambiente Externo de Negócios
Fatores Sociais: As mudanças no ambiente social podem ter grande impacto na alta direção no momento da tomada de decisões.
Estudos demográficos apontam que a força de trabalho está ficando mais jovem e menos experiente, que existe hoje um número maior de mulheres no mercado e que cada vez mais pessoas estão se mudando para lugares mais aprazíveis.
A alta direção deve considerar essas mudanças, além do mais quando esta planeja o futuro da empresa.
Devem-se considerar tanto as diferenças culturais quanto éticas no trabalho dos funcionários.
Pesquisas podem ajudar a alta direção a prever as mudanças sociais ao invés de simplesmente reagir a elas.
Fatores Políticos: Todas as empresas operam dentro de vários ambientes externos, sendo que um dos mais importantes são o político e legal.
Para ajudar a assegurar um sucesso comercial, todos os gerentes devem estar a par do status atual e das mudanças propostas nesses ambientes; ignorar mudanças na área política ou na legislação é cortejar o desastre.
Fatores Econômicos: O modelo de sistemas aberto de uma empresa adota a ideia de que a organização terá tanto insumo quanto produto, um relacionamento contínuo e dinâmico com o ambiente político e econômico.
A administração deve estudar a economia, os fornecedores, a concorrência, os clientes e os fatores políticos para poder tornar efetivas as decisões.
Os produtos devem ter utilidade de lugar, de forma e de tempo para fazer sucesso e se manter no mercado.
Fatores Tecnológicos: Toda empresa existe dentro de um ambiente tecnológico e a administração deve decidir:
1. O nível apropriado de tecnologia para a empresa.
2. Como os novos níveis de tecnologia serão introduzidos.
3. Considerar o custo financeiro e o custo humano que esta nova tecnologia acarretará.
Ambiente Interno de Negócios
O ambiente interno de uma empresa consiste nos recursos organizacionais disponíveis para conseguir seus objetivos. Esses recursos são humanos, tecnológicos, financeiros e físicos.
A tarefa de administrar é adquirir esses recursos e usá-los eficiente e eficazmente dentro da organização, sendo que nessa tarefa os gerentes de cada empresa estão competindo com todas as outras empresas; assim, o sucesso da administração depende de quão bem esses recursos são adquiridos e usados.
Cultura Organizacional, o Clima de Negócio e a Ética em Administração
O comportamento da administração é influenciado pela cultura organizacional, a soma total de valores, costumes, tradições e propósitos que fazem com que uma organização seja singular.
A ética na administração se refere aos padrões de conduta aceitáveis incluídos nos códigos da industria e da empresa.
Alguns comportamentos, apesar de legais, não são aceitáveis dentro de uma empresa ou indústria.
Os códigos de ética influenciam diretamente a conduta de administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário