quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pesquisa de Mercado (Método de Pesquisa)

Diversas são as nomenclaturas utilizadas pelos especialistas em pesquisa quando vão descrever as diferentes metodologias de pesquisa.
Basicamente, podemos descrever três métodos de pesquisa:
  • Exploratória             
  • Descritiva
  • Experimental

Pesquisa Exploratória

Estudos Exploratórios possuem como características:
  • Informalidade;
  • Flexibilidade;
  • Baixo Custo (dados existentes);
  • Primeiro passo para se conhecer a situação;
  • Possível obsolescência das informações (dados imprecisos ou incompletos).

Podem ser elaboradas através de:

a) Levantamento em fontes secundárias

Levantamentos Bibliográficos:
  • Livros, revistas, jornais, teses;
  • Órgãos Governamentais;
  • Sindicatos e Associações de Classe, dentre outros.
Levantamentos Documentais:
  • Arquivos Públicos;
  • Arquivos da Própria Empresa
Levantamentos Estatísticos:
  • IBGE;
  • FGV;
  • IBOPE;
  • DIEESE, dentre outros.
Levantamentos de pesquisas já efetuadas:
  • Por universidades;
  • Publicações especializadas, dentre outros.

b) Levantamento de experiência
Dados coletados a partir de entrevistas informais com profissionais ou pessoas que possuem vasto conhecimento sobre o assunto pesquisado.

c) Estudos de casos selecionados 
Análise de registros existentes sobre casos que são similares ao estudo em questão.

d) Observação informal
Diz respeito a capacidade humana de observar, perceber e reter informações sobre objetos, comportamentos ou fatos ligados a nosso interesse.  

Pesquisa Descritiva

A pesquisa descritiva, também conhecida por pesquisa ad hoc, como o próprio nome diz procura "descrever" situações de mercado a partir de dados primários.
Estes dados são obtidos originalmente através de entrevistas pessoais ou discussões em grupo, que irão confirmar ou negar as hipóteses levantadas na definição do problema de pesquisa.
A pesquisa descritiva pode ser Quantitativa ou Qualitativa.

Pesquisa Descritiva Estatística (Quantitativo)

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para a realização de uma Pesquisa Quantitativa, sendo as duas principais:
  • Entrevistas pessoais
  • Entrevistas por telefone

Pesquisa Descritiva de Caso (Qualitativa)

A Pesquisa Qualitativa (Pesquisa Descritiva de Caso) busca entender a relação de consumo em profundidade, utilizando-se de dados qualitativos para tal análise.
É mais complexo que o Estudo Quantitativo e busca responder à questões como:
  • Como as pessoas compram?
  • Que imagem têm das marcas e dos produtos?
  • Que sugestões podem ser dadas para inovações?
As principais técnicas que podem ser utilizadas para a realização de uma Pesquisa Qualitativa são:

I. Entrevista em Profundidade (EP):
  • Opção quando se torna difícil reunir pessoas para a Discussão em Grupo (DG);
  • Geralmente são realizadas com a gravação de áudio do entrevistado;
  • Devem possuir um roteiro semi-estruturado sobre o assunto;
  • Devem ter um tempo de duração entre 60 e 90 minutos.

II. Discussão em Grupo (DG):
  • Possui moderador (psicólogo ou não) que têm a função de permitir que todos expressem suas opiniões;
  • Grupos entre 8 e 12 pessoas;
  • Devem possuir homogeneidade (faixa etária, sexo, escolaridade, nível social, etc).

Pesquisa Experimental ou Casual 

A Pesquisa Experimental, também conhecida por Pesquisa Casual, procuram estabelecer uma relação de causa e efeito entre as variáveis em estudo de forma prática.
Em marketing, esta pesquisa utiliza-se do chamado teste de mercado, no qual o produto é colocado a venda em áreas pré definidas (Grupo Experimental), para avaliar sua aceitação.
As variáveis do composto mercadológico podem ser manipuladas a fim de verificar seus efeitos.
Por vezes, além do Grupo Experimental, utiliza-se um Grupo de Controle, com o intuito de comparar os resultados obtidos a partir das medições.
O Grupo de Controle geralmente é selecionado para ter similaridade ao Grupo Experimental e, assim, demonstrar com mais eficácia as variações de determinada experiência.

Pré-Teste de Campanhas Promocionais




   
    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário