quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cronograma e Definição dos Recursos Humanos, Materiais e Financeiros

A preparação de um cronograma é de vital importância para que se possa ter com clareza o começo, meio e fim de todo o projeto.
Muitas das etapas do projeto de pesquisa ocorrem simultaneamente e é importante saber quem é o responsável por cada uma destas etapas.

Exemplo de Cronograma




Definição dos Recursos Humanos, Materiais e Financeiros 

Recursos Humanos
A correta seleção e preparação dos pesquisadores é fundamental para a correta coleta de dados e consequentemente aferição dos resultados de pesquisa.
Para tanto, a seleção dos entrevistadores deve ter como critério:

  • Aspectos Comportamentais: honestidade, ética, disciplina, boa comunicação, apresentação pessoal, etc;
  • Aspectos Psicológicos: motivação, valores, expectativas, etc;
  • Aspectos Demográficos: sexo, idade, religião, nível educacional, etc.

Recursos Materiais
Diz respeito a todo o material necessário à aplicação e análise da pesquisa, entre eles:
  • Formulários, questionários e demais impressos;
  • Manuais de instrução para os pesquisadores;
  • Caneta, lápis, pasta, prancheta;
  • Uniforme;
  • Câmera de video, máquina fotográfica;
  • Computadores, impressoras, softwares;
  • Amostras de produtos;
  • Dentre outros. 
Recursos Financeiros
Diz respeito a todos os custos envolvidos na pesquisa, podendo ser divididos em:
  • Gasto com pessoal (mão-de-obra); 
  • Gasto com material.

Recomendações Finais

Uma vez apresentados os resultados de pesquisa e feita a análise dos dados, o pesquisador deve apresentar suas recomendações finais.
Essas recomendações representam a forma como o pesquisador - respaldado pelos números  coletados e pela análise de dados - imagina que a empresa deva agir com o intuito de aproveitar as oportunidades ou minimizar os riscos.

Exemplo de Recomendações Finais

Com base nos dados coletados e na análise de resultados, recomendamos o fortalecimento da comunicação junto ao público-alvo do produto, uma vez que o mesmo demonstrou pouco conhecimento sobre a marca e a forma de utilização do mesmo.
Sugerimos, ainda, que seja lançado uma versão econômica do produto, dado o elevado número de entrevistados que disse não tê-lo adquirido ao seu elevado preço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário