Uma vez definido o questionário e determinada a amostra do estudo, deve-se realizar um pré-teste do questionário.
Esse pré-teste tem por objetivo identificar se o questionário contempla os objetivos da pesquisa e se porventura existem possíveis dificuldades em uma situação real de coleta de dados.
Geralmente o pré-teste é realizado com 10% do total da amostra definida.
O pré-teste busca identificar se:
- As perguntas do questionário são compreendidas pelos pesquisados;
- As perguntas fechadas possuem número adequado de opções de respostas;
- A sequência das perguntas está correta;
- Não existem objeções quanto as perguntas;
- Cronometrar o tempo de aplicação da pesquisa.
Para que se atinja os objetivos da pesquisa o correto trabalho de campo é fundamental.
Para tanto, é necessário planejar detalhadamente como será feita a coleta de dados (horário, datas, locais, etc).
A seleção e o treinamento dos entrevistadores também é de vital importância.
A remuneração adequada minimiza possíveis riscos de coleta inadequada de dados.
DE QUAL LIVRO FOI TIRADO ISSO?
ResponderExcluirAdaptado da Fonte: SAMARA,Beatriz Santos. Pesquisa de Marketing – Conceitos e Metodologia. 4º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
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