Ao elaborar um questionário utilizamos perguntas que podem ou não estar sob a forma de uma escala.
Vejamos quais são as principais classificações de perguntas e escalas em pesquisas de mercado.
Perguntas fechadas são caracterizadas por fornecerem as possíveis respostas ao entrevistado, sendo que somente uma das alternativas é a resposta correta.
Perguntas Abertas
Tipo de pergunta na qual o entrevistado responde livremente o questionamento, sem qualquer tipo de direcionamento.
Perguntas Semi Abertas
É a junção das duas perguntas citadas (aberta e fechada), na qual o entrevistado responde inicialmente a uma das duas opções de alternativa e depois justifica sua escolha.
Perguntas Dicotômicas
Tipo de pergunta cuja resposta pode ser somente "sim" ou "não".
Perguntas Encadeadas
Na qual a segunda pergunta irá depender da resposta da primeira .
Perguntas com Matriz de Resposta
Utiliza um quadro para facilitar a resposta do entrevistado.
Escala Ordinal de Preferência (Ordinal)
Escala Ordinal de Ranking
Escala de Lembrança de Marca
Escala de Diferencial Semântico - OSGOOD
Escala de Likert
O entrevistado indica o grau de concordância ou discordância de acordo com as variáveis relacionadas ao objeto:
Escala Itemizada ou de Satisfação
Escala de Intenção de Compra
Nenhum comentário:
Postar um comentário