sábado, 5 de setembro de 2015

Perguntas e Escalas

Ao elaborar um questionário utilizamos perguntas que podem ou não estar sob a forma de uma escala.
Vejamos quais são as principais classificações de perguntas e escalas em pesquisas de mercado.


Perguntas Fechadas (Nominais)

Perguntas fechadas são caracterizadas por fornecerem as possíveis respostas ao entrevistado, sendo que somente uma das alternativas é a resposta correta.






Perguntas Abertas

Tipo de pergunta na qual o entrevistado responde livremente o questionamento, sem qualquer tipo de direcionamento.







Perguntas Semi Abertas 

É a junção das duas perguntas citadas (aberta e fechada), na qual o entrevistado responde inicialmente a uma das duas opções de alternativa e depois justifica sua escolha.




  

Perguntas Dicotômicas

Tipo de pergunta cuja resposta pode ser somente "sim" ou "não".




Perguntas Encadeadas

Na qual a segunda pergunta irá depender da resposta da primeira .





Perguntas com Matriz de Resposta

Utiliza um quadro para facilitar a resposta do entrevistado.




Escala Ordinal de Preferência (Ordinal)




Escala Ordinal de Ranking




Escala de Lembrança de Marca 




Escala de Diferencial Semântico - OSGOOD




Escala de Likert

O entrevistado indica o grau de concordância ou discordância de acordo com as variáveis relacionadas ao objeto:




Escala Itemizada ou de Satisfação




Escala de Intenção de Compra 






Nenhum comentário:

Postar um comentário