terça-feira, 22 de setembro de 2015

Análise Horizontal e Vertical

Conceitos

Comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins.

Critério básico: Comparação e Temporal

Interpretações Básicas

a) Evolução dos ativos (investimentos) e passivos (financiamentos) de curto prazo - Como resultado dessa comparação, pode-se avaliar a existência de certa folga financeira (liquidez de curto prazo), na eventualidade dos ativos circulantes terem apresentado uma evolução horizontal proporcionalmente menor que a dos passivos circulantes. 

b) Evolução do ativo imobilizado - Conceitualmente, esse subgrupo patrimonial reflete a capacidade instalada de produção/vendas de uma empresa, devendo corresponder, um nível maior de investimento sem bens fixos produtivos, a um adequado crescimento de vendas.    

c) Evolução da estrutura de capital - Mais especificamente, procura-se nesse segmento o conhecimento de como a empresa está financiando seus investimentos em ativos, isto é, se houve maior ou menor preferência por empréstimos/financiamentos em relação ao uso do capital próprio, se é visível algum desiquilíbrio na estrutura de capital notadamente pela presença de um volume mais relevante de dívidas de curto prazo em relação a capitais de longo prazo etc.    

d) Demonstrações de Resultados - Procura identificar, prioritariamente, a evolução dos custos e despesas em relação ao volume de vendas e seus reflexos sobre os resultados do exercício.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário