É a área que cuida dos recursos financeiros da empresa. Preocupa-se com dois aspectos importantes dos recursos:
- Rentabilidade: maximização dos retornos (lucros) dos investimentos
- Liquidez: rápida conversão em dinheiro
Procura obter recursos financeiros juntos ao mercado, utilizar e aplicar estes recursos em seus negócios ou em atividades paralelas.
Obtenção de Recursos Financeiros: para expansão de atividades.
Utilização de Recursos Financeiros: para as operações da empresa nos vários setores e áreas de atividade (compras de matérias-primas, aquisição de máquinas e equipamentos, pagamento de salários, etc).
Aplicar recursos financeiros excedentes: aplicações no mercado de capitais ou no mercado monetário, aquisição de imóveis, etc).
Relação com a teoria econômica
O campo das finanças está intimamente relacionado ao da economia. Muitas vezes, as finanças são chamadas de economia financeira.
Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico dentro do qual atuam para poderem reagir às mudanças de condições ou se anteciparem a elas.
Relação com a contabilidade
Uma diferença importante em termos de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, ao passo que as finanças se concentram em fluxos de caixa.
Finanças e contabilidade também diferem no que diz respeito à tomada de decisões. Enquanto a contabilidade se preocupa basicamente com a coleta e a apresentação de dados financeiros, o administrador financeiro se interessa principalmente pela análise e interpretação dessas informações para fins de tomada de decisões.
O administrador financeiro usa esses dados como ferramenta básica de tomada de decisões com relação a aspectos financeiros da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário