A tarefa da área de finanças consiste em adquirir e utilizar fundos de modo a maximizar o valor da empresa. Aqui estão algumas atividades específicas que isso envolve:
1. Previsão e Planejamento: A equipe de finanças precisa interagir com as pessoas de outros departamentos ao analisar e executar os planos que irão delinear a posição futura da empresa.
2. Decisões importantes de investimento e financiamento: Uma empresa bem-sucedida usualmente tem crescimento rápido nas vendas, o que exige investimentos em instalações, equipamentos e estoques. A equipe de finanças deve ajudar a determinar a taxa ótima de crescimento nas vendas e também auxiliar na decisão de aquisição de ativos específicos a serem adquiridos e quanto à melhor maneira de financiar tais ativos. Por exemplo, a empresa deve fazer o financiamento com capitais de terceiros ou próprios? E, caso sejam utilizados capitais de terceiros ou próprios? E, caso sejam utilizados capitais de terceiros, devem ser de curto ou longo prazo?
3. Coordenação e Controle: A equipe de finanças deve interagir com os demais funcionários a fim de garantir que as operações da empresa sejam tão eficientes quanto possível. Todas as decisões de negócios têm implicações financeiras e todos os administradores - financeiros e outros - precisam levar isso em conta. Por exemplo, decisões de marketing afetam o crescimento das vendas, o qual, por sua vez, afeta as necessidades de investimentos. Assim, os tomadores de decisão em marketing precisam levar em consideração como suas ações afetam (e são afetadas por) fatores tais como disponibilidade de fundos, as políticas de estoque e a utilização da capacidade instalada.
4. Trabalho com mercados financeiros: A equipe de finanças precisa lidar com os mercados monetários e de capitais. Basicamente precisa ter uma visão macroeconômica, isto é, conhecer os intermediários financeiros, as suas melhores taxas para financiamento e aplicação. Estar por dentro da política econômica. Todas as empresas influenciam e são influenciadas pelos mercados financeiros gerais em que são levantados fundos, em que são negociados os títulos da empresa e onde os seus investidores são recompensados ou penalizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário