Para que as informações sejam confiáveis e precisas, é preciso que se adote processos metódicos de coleta de dados.
Estes dados podem ser passados, presentes e/ou futuros, dependendo do tipo de informação que se pretende analisar.
Alguns dados precisam ser coletados continuamente: desempenho financeiro da empresa, comportamento dos concorrentes, etc.
Outros dados podem ser coletados esporadicamente, como a análise de um novo mercado ou o desenvolvimento de um novo produto, por exemplo.
O Sistema de Informação de Marketing é que irá gerar os dados para que se possa realizar análises do tipo Matriz BCG, SWOT ou as Cinco Forças de Porter.
O SIM (Sistema de Informação de Marketing) é constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos que visam, numa base contínua e organizada, gerar, analisar disseminar e armazenar informações para as decisões de marketing.
Através do SIM é possível detectar ameaças dos concorrentes de mercado, bem como identificar oportunidades através do entendimento do comportamento e das expectativas dos consumidores, dentre outras análises.
O SIM é composto por três componentes:
- Sistema de Registros Internos;
- Sistema de Inteligência de Marketing;
- Sistema de Pesquisa de Marketing.
Sistema de Registros Internos: formado por indicadores de desempenho da empresa, informações de vendas e do cadastro de clientes. (Dados Secundários Internos).
Alguns dados são apresentados com frequência, como relatório de vendas ou de número de clientes visitados.
Outros dados são relatados com menor periodicidade,a exemplo do faturamento mensal ou quantidade vendida no decorrer de um ano.
A força de vendas, o departamento financeiro, as pesquisas de mercado realizadas anteriormente pela empresa são exemplos de importantes fontes de dados internos.
Sistema de Inteligência de Marketing: conjunto de procedimentos e fontes para obter informações rotineiras sobre eventos no ambiente de marketing. (Dados Secundários).
O objetivo do Sistema de Inteligência de Marketing é suprir os tomadores de opinião de informações sobre o mercado, concorrência, tendências, PIB, inflação e todos os demais elementos pertinentes à Análise Ambiental (Macro e Microambientes).
Sistema de Pesquisa de Marketing: pode ser definida, simplificadamente, como o processo sistemático de coleta e análise de informações relativas às questões específicas ou problemas de marketing enfrentados pela empresa em determinado momento. (Dados Primários).
O objetivo principal da pesquisa de marketing é coletar as informações específicas em um determinado período de tempo de modo a reduzir os riscos em uma tomada de decisão.
A maioria das grandes empresas brasileiras possui um departamento de marketing que se encarrega de administrar as pesquisas de marketing, através do planejamento, seleção e contratação de empresas especializadas que realizam diversos tipos de pesquisa.
Dados Primários x Dados Secundários
Dados Primários: são aqueles que não estão disponíveis, ou seja, precisam ser coletados. (Pesquisa de Marketing).
Exemplo: a opinião dos consumidores sobre um determinado produto que acaba de ser lançado.
Dados Secundários: são aqueles que já existem e, portanto, têm um custo menor que os dados primários.
Os dados secundários podem ser de dois tipos: internos e externos.
Dados Secundários Internos: são aqueles que a empresa já possui (Sistema de Registros Internos).
Exemplo: histórico de vendas em um determinado período.
Dados Secundários Externos: são aqueles que se encontram fora da empresa (Sistema de Inteligência de Marketing).
Dados do Censo ou pesquisas realizadas por institutos especializados são exemplos de dados secundários externos (utilizados para análise do Macroambiente).
Exemplo: IBOPE, DataFolha, IBGE, Associações Setoriais e etc.
Cada vez mais a pesquisa de mercado se torna global.
A A.C. Nielsen Internacional, conhecida por seus índices de audiência de televisão e maior empresa de pesquisa de marketing do mundo, possui 2/3 de seus negócios fora dos Estados Unidos.
As empresas precisam entender a natureza dos mercados externos.
As 25 nações da União Européia compartilha um mesmo mercado formal, e, ainda assim, possuem costumes, idiomas, clima e religiões diferentes.
Mesmo o Brasil, por suas dimensões continentais, tem como característica sua diversidade cultural.
Saber adequar os produtos e serviços às particularidades regionais é uma questão de sobrevivência.
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