A teoria de investimentos de capital também é chamada de orçamento de capital porque proporciona a empresa o estudo planejado a longo prazo, o que torna à empresa um desafio dentro de sua missão a alcançar um objetivo maior que a maximização de retornos.
Métodos para Avaliação de Projetos
Não Sofisticados
- Período de recuperação de investimento - Payback
- Taxa Média de Retorno
Sofisticados
- Valor Atual Liquido - V.A.L
- Índice de Lucratividade
- Taxa Interna de Retorno
A elaboração do orçamento de capital é o processo de análise de investimentos potenciais em ativos fixos. As decisões de orçamento de capital são provavelmente as mais importantes que os gerentes financeiros têm de tomar.
O período de recuperação do investimento, ou payback é definido como o número de anos necessários para recuperar o custo de um projeto. O método de payback ignora os fluxos de caixa além do período de recuperação e não leva em conta o valor tempo do dinheiro. O payback, entretanto, nos dá uma indicação do risco e da liquidez do projeto, porque mostra por quanto tempo o capital investido estará "correndo riscos".
Portanto, o período de Payback é definido como sendo o número de anos ou meses, dependendo da escala utilizada, necessários para que o desembolso correspondente ao investimento inicial seja recuperado ou igualado pelas entradas liquidas acumuladas.
A taxa média de retorno é um método muito simples que mede a lucratividade de um projeto, representada sob a forma de uma taxa percentual, que demonstra quanto será de retorno médio por período do projeto, entretanto a exemplo do payback ignora os fluxos de caixa e o valor do dinheiro no tempo.
Procedimento
- Determinação do fluxo liquido médio por período, dividindo-se o fluxo liquido total do projeto pelo seu número de períodos.
- Divisão do fluxo liquido médio pelo investimento exigido. O resultado será uma porcentagem, ou seja, a taxa média de retorno, indicando aproximadamente, que X% do investimento retorna para a empresa por ano ou período.
O método de Valor Atual Liquido (VAL) desconta todas as entradas de caixa ao custo de capital do projeto e depois soma essas entradas de caixa. O projeto é aceito se esta soma, chamada de VAL, for positiva.
Portanto considera-se que o cálculo do VAL de projetos é a técnica sofisticada mais conhecida do investimento de capital.
VAL = valor atual das entradas de caixa - investimento inicial
Critério de Decisão: aceitar ou rejeitar.
Condições Necessárias
- Se o VAL for maior ou igual a zero ou seja de valor positivo deve-se aceitar o projeto; contrário deve-se rejeitá-lo.
- Se o VAL for maior ou igual a zero a empresa obterá um retorno igual ou maior do que seu retorno exigido, ou custo de capital. Tal medida demonstrará o aumento ou a conservação da riqueza dos acionistas da empresa.
Base de Cálculo
P = _Fn_
= Fn 1__ n
(1 + k) (1 + k)
ou
P = Fn x (FVAk,n)
O método de índice de lucratividade (IL) compara o valor atual das entradas de caixa futuras com investimento inicial numa base relativa. Portanto, o IL é a razão entre o valor presente das entradas de caixa e o investimento inicial de um projeto.
- Denominado de Índice Custo - Benefício.
- Critério de Decisão: aceitar ou rejeitar
- Condição: se o índice de lucratividade for maior ou igual a 1,00 deve-se aceitar o projeto; contrário deve-se rejeitar .
I.L. = Total do valor atual das
entradas de caixa
investimento
inicial
A taxa interna de retorno (TIR) consiste na determinação da taxa de desconto que iguala o valor atual liquido dos fluxos de caixa de um projeto a zero.
Critério de Decisão
- a taxa obtida deverá ser confrontada à taxa que representa o custo de capital;
- o projeto somente deverá ser aceito quando a taxa interna de retorno superar o custo de capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário