quarta-feira, 24 de junho de 2015

Perfil do Administrador

Toda vez que uma organização pretende incluir um executivo em seu quadro administrativo, os candidatos são submetidos a uma infinidade de testes e de entrevistas que procuram investigar em profundidade seus conhecimentos, habilidades e competências, suas atitudes e características de personalidade, seu passado profissional, sua formação escolar, seus antecedentes morais, seu sucesso ou fracasso em determinadas atividades, entre outros.




Theodore Levitt, ao falar do "administrador profissional" afirma que, enquanto um químico ou um físico são considerados profissionais porque passaram em um teste de conhecimentos acerca de suas profissões, o mesmo não acontece com o administrador, cujo conhecimento é apenas um dos múltiplos aspectos na avaliação de sua capacitação profissional.






Segundo Robert Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.





As Três Habilidades do Administrador 

Habilidades Técnicas: envolvem o uso do conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os processos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador,, engenharia, etc.

Habilidades Humanas:estão relacionadas com o trabalho com pessoas e refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais.

Habilidades Conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. Deve estar apto para compreender como a organização se relaciona com o seu meio ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela.

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