Gerentes de primeira linha (nível operacional): são geralmente chamados de supervisores ou líderes de equipes. São responsáveis pela produção dos bens ou serviços. É formada pelos gerentes de vendas, chefes de seção, ou supervisores de produção.
Gerentes de nível médio (nível intermediário): representam os níveis de administração entre o gerente de primeira linha (supervisor) e a gerencia de alto nível. Conhecida também como gerência de departamento ou gerência de setor. Ao contrário dos gerentes de nível operacional, os gerentes de nível intermediário planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades gerenciais. Exemplo: os gerentes médios de finanças coordenam as atividades de uma unidade, ou seja, coordenam as atividades de outros gerentes.
Gerentes de alto nível (nível institucional): são responsáveis pela tomada de decisões sobre a direção da organização e estabelecimento de políticas que afetam todos os membros da organização. Normalmente possuem o título de presidente, vice-presidente, chanceler, diretor administrativo, diretor operacional, diretor executivo ou diretor de comitê.
Além desses três níveis administrativos, existe o pessoal do não-administrativo, que são os trabalhadores de linha de frente e não tem posição gerencial.
Habilidades do Administrador versus Níveis da Administração
Podemos ainda classificar os níveis administrativos como:
Estratégico: ligado a alta administração, direciona a organização e estipula os objetivos a longo prazo.
Tático: ligado à gerência média, determina o que será oferecido ao mercado.
Operacional: ligado à supervisão, controla a execução das tarefas do operacional.
Boa tarde! Foi utel a matéria supracitada, pois irá me ajudar para o exame que se avizinha!
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirGostei porque vai me ajudar muito obrigado
ResponderExcluir