sexta-feira, 26 de junho de 2015

Os Processos Administrativos (Funções Administrativas - PODC)

No início do século XX, o industrial francês Henri Fayol escreveu que todos os gerentes desempenham cinco atividades administrativas, conhecidas como processos administrativos. Eles planejam, organizam, comandam, coordenam e controlam.
Em meados dos anos 50, dois professores da Universidade da Califórnia usaram os termos planejamento, organização, assessoria, direção e controle como estrutura de um livro didático sobre administração, que foi, durante 20 anos, o mais vendido sobre o assunto.
Os livros didáticos de hoje continuam a ser organizados com base nos processos administrativos, embora estes tenham sido, no geral, condensados em quatro processos básicos: planejamento, organização, liderança (direção) e controle.

Planejamento: definição das metas, estabelecimento de estratégias em geral para chegar a elas e desenvolvimento de uma ampla hierarquia de planos para integrar e coordenar as atividades.
Organização: determinação do que precisa ser feito, de como será feito e de quem irá fazê-lo. Está ligado a estrutura da organização.
Direção (Liderança): direcionamento e motivação de todas as pessoas envolvidas e solução de conflitos.
Controle: monitoramento das atividades para certificar-se de que estão sendo cumpridas de acordo com o plano.  






Henry Mintzberg (1986) prefere identificar dez papéis específicos do administrador divididos em três categorias: interpessoal, informal e decisorial.
Papel: significa um conjunto de expectativas da organização à respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário