A administração é o meio para fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.
A administração na sociedade moderna, toma um rumo de extrema importância, pois cada empresa tem como exigência, premissas básicas como:
- Tomada de decisões;
- Coordenação de múltiplas atividades;
- Condução de pessoas;
- Avaliação de desempenho dirigido a objetivos previamente determinados;
- Obtenção e alocação de recursos.
Portanto quando engenheiros, contadores entre outros profissionais de áreas específicas ou essencialmente técnicas, são promovidos para cargos executivos (diretorias, gerências, chefias, supervisões, coordenações etc), precisam transformar-se em administradores e por consequência familiarizar-se com os conceitos administrativos ora aplicados nas organizações.
Estudos apontam para que em futuro próximo, veremos o fim da organização na forma de hoje (a organização burocrática) e o surgimento de uma nova arquitetura organizacional; sendo que isso ocorrerá em função da necessidade de adequação as novas demandas da era pós-industrial.
Estas mudanças são motivadas devido a:
Mudanças rápidas e inesperadas, principalmente na área do conhecimento e da explosão populacional.
- Imposição de novas e crescentes necessidades não atendidas pela organização atual.
Crescimento em tamanho das organizações, tornando-as complexas e internacionais.
Atividades de hoje, que exigem pessoas de competências diversas e altamente especializadas.
- Foco em mudanças rápidas
Mudanças e transformações estão carregadas de:
Exigências e pressões Influências internas e externas
Sociedade Incertezas
Clientes Ambiguidades
Fornecedores Novos desafios
Agências regulamentadoras Evolução tecnológica
Governo Problemas multifacetados
Concorrentes Complexidade
Expectativa da alta administração Informações contraditórias
Funcionários
Acionistas
Turbulências que irão complicar a tarefa administrativa de: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Vários fatores causarão impactos profundos sobre as organizações das empresas, são eles:
- Crescimento das organizações;
- Concorrência mais aguda;
- Sofisticação da tecnologia;
- Taxas elevadas de inflação;
- Globalização da economia e internacionalização dos negócios;
- Visibilidade maior das organizações
Tudo isto irá requerer novas formas e modelos de administração, bem como uma nova mentalidade dos administradores, sendo que estes serão vistos, mais do que nunca como um agente de mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário